Cazombo - A população do bairro Cavungo 2, município do Alto Zambeze, na província do Moxico, conta com uma nova escola T7 para albergar 630 alunos, em dois períodos, constituindo-se na primeira infra-estrutura do PIIM inaugurada na região.
Trata-se de uma escola de ensino primário, que vai absorver 630 dos mil 380 alunos matriculados para os períodos matinal e vespertino, tendo orçamento 199 milhões de kwanzas.
Em declarações à imprensa, o director municipal da Educação, Sebastião Jonas, destacou a importância da infra-estrutura, que poderá garantir melhores condições de ensino e comodidade aos alunos que frequentavam as aulas debaixo das árvores.
Ainda assim, disse que há necessidade de se alargar a rede escolar da municipalidade, com vista a redução das mais de 17 mil crianças que se encontram fora do sistema de ensino.
Para a concretização desse objectivo, disse que são necessárias 230 novas salas de aulas e 425 professores, contra os actuais 370 docentes que leccionam da iniciação à 12 classe.
Por sua vez, o administrador municipal, Quintas Keshipoco, que inaugurou a escola na presença do governador provincial Ernesto Muangala, disse que no sector da educação continuam a ser construídas duais escolas de sete salas nas comunas do Lumbala Caquengue e Caianda, respectivamente, para além de centros de saúde.
Acrescentou que grande parte dessas obras continua paralisada devido as dificuldades de transportação dos materiais às zonas de construção, proporcionadas pelo elevado estado de degradação das vias de acesso.
Situado 519 quilómetros do extremo leste da cidade do Luena, o município do Alto Zambeze é o segundo mais populoso da província, depois do Moxico (sede provincial), habitado por mais de 100 mil pessoas. TC/YD