Luena – Alunos de seis escolas da cidade do Luena, na província do Moxico, participam da 8ª edição do concurso de redacção e desenho, promovida pela unidade de intervenção local do Instituto Nacional de Luta Anti-Drogas (INALUD).
Trata-se de oito alunos que frequentam aulas no Complexo Escolar Camarada Tchifutchi, Nossa Senhora de Assunção, Liceu nº 159 do kwenha e o Complexo Diocesano São José.
Sob lema “Cultivamos alimentos, não tabaco”, o evento tem objectivo de incutir na mente dos adolescentes e jovens, os perigos que constitui o tabaco, em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, que se assinala a 31 de Maio.
Em declarações à imprensa, o representante local do INALUD, Laurindo Efraim Firmino, disse que o concurso visa ocupar as crianças com actividades úteis, bem como despertá-las para desenvolver suas aptidões e evitar contacto com as drogas.
Por sua vez, a chefe do Departamento de Estatística e dos Recursos do Gabinete da Educação no Moxico, Arlete Vieira, destacou a iniciativa do concurso que poderá trazer benefícios e valências sobre o perigo do tabagismo na saúde humana.
A responsável encorajou os pais no sentido de fazer o acompanhamento dos menores, sobretudo do seu desempenho e actividades que realizam nas escolas.
A última edição do concurso de redacção e desenho no Moxico foi vencida por estudantes de três escolas, nomeadamente o Complexo Escolar Maria Auxiliadora (CEMA), Escola nº 145 do Kapango e Escola Primária nº 59 do bairro 4 de Fevereiro.
O Dia Mundial Sem Tabaco é comemorado a 31 de Maio com o propósito de contribuir para a protecção da presente e futura geração, das consequências patológicas devastadoras do consumo do tabaco para a saúde individual, bem como a protecção da desnutrição social, ambiental e económica causada pela utilização e exposição do tabaco. MT/TC/YD