Matala – Pelo menos 180 carteiras foram hoje, sexta-feira, doadas à escola primária da Igreja Evangélica Congregacional de Angola (IECA), assim como um laboratório de informática, com 14 computadores, à pública do ensino secundário, Liceu nº 1068.
A doação surge no quadro dos preparativos do arranque do ano lectivo 2024/2025, previsto para o próximo dia 02 de Setembro.
Com cinco salas de aula, a instituição religiosa tem 360 alunos, é um estabelecimento novo, mas que tinha o ano lectivo ameaçado por falta de carteiras, de acordo com o pastor da denominação, António Calei.
Por sua vez, o director da escola secundária da Matala, Manuel Morais Sita, ressaltou que o laboratório de informática é o que falava a instituição que se estreia no sistema de ensino neste ano lectivo, um equipamento de 12 salas de aula erguido no âmbito do PIIM e que acolherá 900 alunos.
O administrador Manuel Quilende assinalou que o objectivo é munir as escolas de condições adequadas para o ensino, por isso decidiu constatar o estado de algumas instituições de ensino e orientou os seus gestores a preparar s condições administrativas e logísticas para o arranque do ano lectivo.
Manuel Machado Quilende desenvolveu um trabalho de campo nas escolas dos bairros Muvale, Somafel, Primeiro de Maio, Liceu 1068, IECA o Projecto Milica, na Comuna de Capelongo. MS