Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Uíge precisa de mais de USD 35 mil milhões para implementação da ELP - Angola 2050

     Economia              
  • Uige • Terça, 06 Junho de 2023 | 15h53
Rua do Comércio, na cidade do Uíge
Rua do Comércio, na cidade do Uíge
Henri Celso-ANGOP

Uíge - A província do Uíge precisa de mais de 35 mil milhões de dólares norte-americanos para financiar acções projectadas para o seu desenvolvimento, no âmbito da implementação da Estratégia de Longo Prazo (ELP - Angola 2050).

A informação foi avançada hoje, na cidade do Uíge, pela chefe do Departamento para o Planeamento Territorial do Ministério da Economia e Planeamento, Elizabeth Fortunato, durante o acto de auscultação e consulta pública da estratégia de actuação do Executivo angolano para os próximos 27 anos.

Explicou que o montante anunciado constitui o investimento necessário para o desenvolvimento da província nos diversos sectores.

Elizabeth Fortunato avançou que para a província do Uíge, no âmbito de implementação da Estratégia de Longo Prazo (ELP) - Angola 2050, prevê-se que a população venha a duplicar neste período, passando dos actuais 1.867.157 habitantes para 4.188.964 pessoas.

Em relação à economia, disse que a previsão é que o Produto Interno Bruto (PIB) local, que actualmente se situa nos 2.889 milhões de dólares, seja estimado em 2050 na ordem dos 13.369 milhões de dólares norte-americanos.

Quanto à empregabilidade, disse que as previsões do ELP/Angola 2050 apontam para um crescimento regional duplicado, saindo dos actuais 774.637 postos de emprego para os 1.632.829, enquanto o sector da saúde as previsões apontam para o aumento de médicos e enfermeiros que passa para 13.405, contra os actuais 2.089 profissionais.

No sector da educação, as previsões estimam um aumento do número de professores, saindo dos actuais 12.833 para 47.463 docentes.

Para atingir esta meta na província do Uíge, a responsável disse estar previsto a aplicação de um investimento na ordem dos 35 mil milhões de dólares norte-americanos.

“Essa é a nossa visão para a província do Uíge, depois de feita a análise de todos os cenários possíveis, olhando para aqueles sectores que garantam a potenciação e o desenvolvimento da nossa economia fora do sector petrolífero.

No acto, os participantes defenderam a implementação de reformas profundas para melhoria da qualidade do ensino, despesa pública, bem como o equilíbrio entre o crescimento económico e a taxa de natalidade.

Por sua vez, o secretário de Estado para economia, Ivan dos Santos, indicou que a Estratégia de Longo Prazo - Angola 2050 tem como objectivo apresentar uma visão de longo prazo sobre o desenvolvimento social e económico, que se pretende para o país.

Referiu que o documento orientador do Executivo para os próximos 27 anos está estruturado em cinco eixos fundamentais.

“A motivação para sairmos da estratégia 2025 e para alargamos o horizonte temporal para 2050 centra-se em três motivos, sendo as constantes flutuações e limitações no mercado internacional de petróleo, as agendas internacionais em que Angola está comprometida, como a agenda 2030 (dos objectivos de desenvolvimento sustentável) e a agenda 2073 da União Africana, e o desfasamento do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2023/2027”, sublinhou.

A Estratégia de Longo Prazo - Angola 2025 vai implicar a mudança de paradigma na economia e na sociedade angolana como o elevado crescimento populacional, com a estimativa de se chegar aos cerca de 70 milhões de habitantes, a redução significativa da taxa de pobreza, melhoria dos cuidados de saúde e acesso a um ensino de qualidade.

Na ELP-Angola 2050, a juventude vai passar a liderar o processo de desenvolvimento, com as mulheres cada vez mais empoderadas. JAR

 

 

   

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+