Benguela - Treze operadores do sector de transporte de mercadorias, da província de Benguela, receberam, na última quinta-feira, carrinhas novas, para facilitar o escoamento de produtos do campo, soube a ANGOP.
A cerimónia de entrega foi presidida pelo secretário de Estado da Economia, Amadeu Nunes, que, na ocasião, solicitou aos operadores uma grande atenção à agricultura familiar,
O responsável disse que 90 por cento dos produtos agrícolas consumidos no país são garantidos pela agricultura familiar, onde as estimavas apontam para a transportação de cerca de um milhão e 700 mil toneladas/ano, dos campos para os grandes mercados.
Segundo o responsável, com estes indicadores, existe uma oportunidade de desenvolvimento da cadeia de distribuição rural.
Amadeu Nunes considerou que esses factores constituem um importante barômetro que tem estado a justificar, de forma natural, os vários investimentos implementados pelo Exexutivo no meio rural, com acções combinadas e complementares.
Para o secretário de Estado, o potencial da produção agro-pecuária exige do comércio e da indústria, u rápido acompanhamento, através da implementação da rede primária de armazenagem e processamento, fazendo uma verdadeira assumpção do papel de compradores da produção nacional.
Os agentes económicos vão desembolsar, pela recepção das carrinhas, nove milhões e 600 mil kwanzas, num período de quatro anos, através de um mecanismo de subvenção do Governo, a fim de garantir, em todos os municípios da província, o escoamento dos produtos do campo para os principais centros de consumo.
Testemuharam a cerimónia, o embaixador zambiano, Lawerence Chama, e a vice-governadora de Benguela para o sector político, económico e social, Lídia Amaro.