Saurimo - O Serviço de Investigação Criminal (SIC) na Lunda Sul deteve hoje, quinta-feira, em Saurimo, o gerente de um estabelecimento de venda de frescos, por especulação de preço de alguns produtos.
A detenção foi possível durante a campanha de fiscalização que a comissão multisectorial, composta pela Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA), SIC e Administração Municipal de Saurimo, leva a cabo, desde quarta-feira (07), no âmbito da massificação das acções que visam regular as actividades económicas na província.
Em declarações à ANGOP, o coordenador provincial da ANIESA na Lunda Sul, Kelson Malomalo, fez saber que o gerente do estabelecimento de venda de fresco foi detido pelo facto da empresa que gere especular o preço do peixe.
Na mesma senda, foram encerrados quatro estabelecimentos comerciais de venda de bens alimentares, frescos e secos, por falta de facturas de aquisição dos referidos produtos, entre outras infracções.
Kelsom Malomalo fez saber que no caso da especulação de preços, cujo gerente foi detido, o SIC está a dar o seu devido tratamento, para encaminhar ao Ministério Público, para ser julgado, tendo em conta o acto tipificado como crime económico.
Para os agentes dos estabelecimentos económicos encerrados, o coordenador explicou que o processo vai decorrer, os mesmos têm 15 dias para apresentarem as facturas da aquisição dos referidos produtos, para se aferir se os preços que estão a praticar não estão a ser especulados, e em função da infracção cometida terão que pagar multa.
Disse que muitos comerciantes alegam a subida do dólar, mas não se justifica, porquanto a reserva estratégica alimentar está a funcionar, por esse facto não há razões para a subida dos preços.
O outro argumento que apresentam tem a ver com a subida do preço da gasolina, o que não deve influenciar, uma vez que os produtos são transportados por veículos a diesel, e o gasóleo não sofreu nenhum ajuste, o que justifica a subida dos preços da cesta básica.
Apelou aos agentes económicos no sentido de não enveredaram em práticas de especulação de preços, porquanto a ANIESA está atenta a estes actos ilícitos, bem como os clientes a denunciarem os estabelecimentos que assim procederem, porque só desta forma será possível combater o mal.
De recordar que o SIC na Lunda Sul deteve na passada terça-feira uma cidadã de nacionalidade vietnamita, responsável de um estabelecimento comercial, igualmente por especulação de preços dos produtos. Mg/JW/AC