Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Receitas fiscais registam ligeira queda no Cuanza Norte

     Economia              
  • Cuanza Norte • Segunda, 31 Julho de 2023 | 19h03

Ndalatando - A Administração Geral Tributária (AGT) registou, durante o primeiro semestre deste ano, no Cuanza Norte, uma queda das receitas fiscais na ordem de três por cento em relação ao período análogo do ano transacto, soube a ANGOP.

Com efeito, nos primeiros seis meses de 2023 foram arrecadados 2,7 mil milhões de kwanzas, contra 2,9 mil milhões em igual período de 2022.

Dados da Delegação Provincial do Cuanza Norte das Finanças, a que a ANGOP teve acesso, hoje, segunda-feira, indicam o actual contexto difícil da economia nacional como a principal causa da baixa das arrecadações  fiscais.

Das receitas arrecadadas, 1,8 mil milhões de kwanzas são resultantes da cobrança de Imposto sobre Rendimento de Trabalho (IRT), 365,4 milhões provenientes de Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA) e 158,3 milhões de Imposto sobre Lucros.

A Repartição Fiscal de Ndalatando, com um valor de 2,03 mil milhões de kwanzas ( correspondente a 74,5 %),  arrecadou o maior volume de receitas, seguido de Camabatela, com 458,3 milhões de kwanzas (16,7 %).

A repartição do Dondo colectou 236,9 milhões de kwanzas (8,6 %).

A província conta com repartições fiscais em três dos 10 municípios, nomeadamente Cazengo (sede), Cambambe e Ambaca.

A expansão desses serviços aos demais municípios está dependente do aumento de recursos humanos e da construção de infra-estruturas.

Localizada na região centro-norte de Angola, a província do Cuanza Norte tem uma extensão territorial de 20.252 quilómetros quadrados.

A sua sede é a cidade de Ndalatando, situada a 190 quilómetros de Luanda (capital do país). LJ/DS/CRB 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+