Luena – Cento e 75 mil litros de combustível, destinados para o município de Viana, província de Luanda, foram apreendidos no município fronteiriço do Luau, na província do Moxico, no âmbito da “Operação "360º", de iniciativa da Polícia Nacional.
O combustível estava a ser transportado em cinco camiões cisternas, com uma capacidade de 35 mil litros cada, sendo 105 mil de gasóleo e 70 mil de gasolina, segundo uma nota da PN a que a ANGOP teve hoje acesso no Luena.
Durante a Operação 360º foram detidos os respectivos motoristas dos camiões, todos cidadãos nacionais, que se faziam acompanhar de documentos falsos para sustentar o crime de contrabando na República Democrática do Congo (RDC).
Os detidos serão apresentados ao juiz de garantias para a decisão final, de acordo ainda com a nota da PN.
No quadro dessa operação, ainda em curso, foram apreendidas 10 mil 800 litros de combustível no município fronteiriço dos Bundas, que teria como destino a República da Zâmbia.
A província do Moxico partilha mil 77 quilómetros de fronteira terrestre e fluvial com as vizinhas Repúblicas do Congo Democrático (RDC) e da Zâmbia 747. MT/LTY/YD