Doha – O pavilhão de Angola na Expo 2023, em Doha, Qatar, foi visitado, hoje, por uma delegação do Bureau Internacional das Exposições (BIE), chefiada pelo seu presidente, Alain Berguer, para avaliar o seu funcionamento, de acordo com as normas do órgão regulador.
O BIE é o órgão encarregue de supervisionar e regular todas as exposições internacionais com duração superior a três semanas e de natureza não comercial.
Composta por 15 elementos de diversas nacionalidades, a comitiva, também integrada pelo secretário-geral da instituição, Dimitry Kerkentzes, recebeu explicações da comissária-geral de Angola no evento, Albina Assis, sobre os conteúdos expostos, e referência à mensagem de boas-vindas do Presidente da República, João Lourenço, e ao tema da exposição – “Plantar para a Vida”.
Na parte reservada à gastronomia nacional, os visitantes apreciaram o café angolano e saborearam a múcua, um fruto que consideraram “excêntrico e muito saboroso”.
A delegação foi brindada com uma exibição cultural de música e dança tradicionais pelo grupo “Kina Kumoxi”, que na língua nacional kimbundu significa dançar juntos.
No livro de honra, o presidente do Bureau Internacional das Exposições escreveu: “É um prazer estar próximo dos meus amigos de Angola neste belo pavilhão na Expo Doha 2023”.
Angola aguarda, assim, pelo resultado da avaliação do BIE, órgão sediado em Paris, França.