Saurimo - Setenta e sete por cento é o nível de execução física que se encontram as obras do Parque fotovoltaico, localizado no bairro Conduril, em Saurimo (Lunda Sul), informou esta quinta-feira, o director adjunto para projectos da Empresa Pública de Produção de Electricidade (PRODEL), Gaspar João.
O parque, após a conclusão das obras, terá a capacidade para produzir 26,9 megawatts de energia eléctrica limpa, com 8 mil 733 linhas de transmissão, para atender 49 mil cidadãos.
O projecto está a ser construído numa área de 65 hectares, com um total de 44 mil 850 painéis, orçados em 38 milhões e 839 mil e 673 euros, cujas obras tiveram início em 2021, com prazo de execução de 28 meses.
Falando durante a visita de jovens, na companhia do governador provincial da Lunda Sul, Daniel Neto, enquadrada no âmbito da governação de proximidade e inclusiva do seu mandato, o responsável fez saber que o parque está composto por cinco blocos, com 78 painéis cada, com uma força de trabalho local de 90 por cento.
Explicou que o referido projecto de energia limpa vai reduzir por ano, 62 toneladas de emissão de dióxido de carbono e irá interligar as centrais de energia já existentes em Saurimo (Txicumina e Nhama) com mais de 140 postes de betão, de modo a se ter melhor proveito na produção.
Gaspar João avançou que o poste de acondicionamento do parque já está equipado, para receber a linha nacional e a do Nhama, cujos trabalhos terão início na sexta-feira (12).
Obras do campus universitário da Lunda Sul
As obras do Campus Universitário da Lunda Sul, cujo nível de execução física rondam 11 por cento e financeira 13, tiveram início em 2021, com o término previsto para 2024, estando a ser financiado pela empresa de venda de diamantes “SODIAM” no âmbito da responsabilidade social da mesma.
Orçada em 40 milhões de dólares, o projecto está a ser erguido numa área de 12 mil metros quadrados, no bairro Luari, vai albergar 2.350 estudantes nos diferentes cursos, como história, pedagogia, enfermagem, metalurgia, engenharia civil, geografia, administração e gestão e electricidade.
Na ocasião, o fiscal da obra, Benvindo Kaesse, fez saber que actualmente foram apenas feitos trabalhos de fundação para erguer-se as infra-estruturas, assim como arruamento, devido às constantes chuvas que se abateram na circunscrição, contribuindo no retardamento dos trabalhos.
Durante a visita, encabeçada pelo governador provincial da Lunda sul, Daniel Neto, os mais de 100 jovens das diferentes organizações juvenis, inteiraram-se igualmente das obras do Campus Universitário e da Centralidade de Saurimo, onde receberam informações de que a mesma será entregue em Dezembro do corrente ano.
Esta é a primeira excursão dos jovens aos projectos em curso na província da Lunda Sul, liderado pelo governador, Daniel Neto.Mg/JW/AC