Saurimo - As obras para a conclusão da asfaltagem do troço Saurimo/Dala (Lunda Sul), na Estrada Nacional 180, vão retomar na próxima segunda-feira (14), assegurou esta terça-feira o vice-governador para os Serviços Técnicos e Infraestruturas, Cláudio Pemessa.
Num percurso de 92 quilómetros de extensão, dos 158 previstos, as obras de subordinação central, terão a duração de 12 meses e estão a cargo da empresa de construção civil “GRINER”, cujo orçamento total ronda aos 100 milhões de dólares norte americanos.
Os trabalhos tiveram início em 2015, onde foram apenas reabilitados 66 quilómetros e a construção da ponte sobre o rio Luachimo, estiveram paralisadas seis anos, por questões de pagamento.
Falando no final da apresentação do referido projecto ao Governo da Lunda Sul, o responsável fez saber que o empreteiro já mobilizou o equipamneto e a força de trabalho para, na próxima semana, dar início as obras, que terão como ponto de partida o quilómetro zero (rotunda do Santo António) em Saurimo, até a ponte sobre o rio Luachimo.
Explicou que, do início da obra até a entrada da Centralidade de Saurimo, serão construídos passeios, iluminação pública, estacionamentos, escapatórias, passagem hidráulica, para facilitar a drenagem das águas pluviais, bem como uma rotunda para facilitar a mobilidade do tráfego para os habitantes do projecto habitacional.
Cláudio Pemessa avançou que a estrada será ampliada de sete para 11 metros de largura, apenas da rotunda do Santo António à Centralidade de Saurimo, num percurso de oito quilómetros, senod que a malha rodoviária terá a lagura de apenas nove metros.
Por sua vez, o director do Instituto Nacional de Estradas de Angola (INEA) na Lunda Sul , Rafael Mutemeca, reconheceu ser um troço estratégico, face à ligaçao que faz com a província do Moxico e a fronteira da República Democrática do Cango.
Disse que as obras do referido troço estiveram paralizadas, devido à falta de liquidação, por parte do Governo Central, com a empresa construtora do projecto.
Por seu turno, o taxista Pedro Simão, que trafega diariamente na EN/180, diz sentir-se satisfeito com a notícia da retomada das obras, que segundo ele, a sua conclusão facilitará o seu trabalho, assim como reduzir o tempo de viagem que actualmente se faz em razão do mau estado da mesma.
“De Saurimo/Dala são apenas 158 quilómetros, que em duas horas poderiamos fazer, mas dada às condições da actual malha rodoviária, infelizmente, fizemos em três horas”, desabafou.
Já, o cidadão Miguel Txiso mostrou-se bastante alegre com a retomada dos trabalhos, afirmando que, após a sua conclusão, contribuirá na melhoria da circuçao de pessoas e bens com maior eficiência.