Moçâmedes - Mais de mil empregos serão criados, já este mês, com o arranque das obras projecto de Desenvolvimento Integrado da Baía de Moçâmedes, no Namibe.
Orçado em 600 milhões de dólares norte-americanos, o projecto contempla a reabilitação do terminal minaraleiro do Saco-Mar, uma barreira de protecção maritima, entre outros trabalhos que vão alavancar o desenvolvimento económico da provincia do Namibe.
Esses dados foram revelados pelo engenheiro do Ministério dos Transportes, Nuno Borges, no encontro de concertação com as entidades locais, tendo salientado que o projecto com o início para a primeira quinzena do mês em curso, conta com a 35 expatriados.
Fez saber que já está em curso a contratação de quadros com o ensino superior no ramo de engenharia civil mecânico e informática, ao que seguir-se-á o pessoal da construção.
Nuno Borges avançou existir uma vontade do Ministério dos Transportes em enquadrar, nesse projecto, jovens formados localmente, começando mesmo com a seu primeiro emprego.
Garantiu ainda que sete navios com equipamentos chegam ao Namibe nos próximos dias, para dar início a empreitada que terá a duração de 35 meses.
“Este é um facto para a província do Namibe e que irá contribuir na arrecadação de receitas para os cofres do Estado, tendo nesta altura sido criada todas as condições queira administrativas e financeiras”, garantiu o responsável.
Sublinhou ser um projecto inserido numa parceria público-privada, por se tratar de uma área que está dentro do domínio público portuário.
“Nós, o Ministério dos Transportes e com o envolvimento do Governo da Província e o Ministério das Obras Publicas e Ordenamento do Território, criamos um pacote para uma iniciativa privada para se avançar com as qualificações, pretendo-se fazer aqui um projecto de grande impacto para o desenvolvimento do país", enfatizou.
Neste encontro, que reuniu membros do governo, da direcção da empresa Portuária do Namibe e o Consórcio Empreteiro TTC/TOA, o governador do Namibe, Archer Mangueira, apontou a necesssidade de maior envolvimento da população local, conhecendo deste modo em detalhe o projecto e a sua participação activa nesta empreitada.
Afirmou ainda ser um projecto de oportunidade para a classe empresarial nos vários da vida económica e social.
O Projecto de Desenvolvimento da Baía de Moçâmedes contempla a reabilitação do terminal mineraleiro do Saco Mar, uma barreira de proteção marítima, sendo que para o Porto Comercial do Namibe, o mesmo prevê, um novo terminal de contentores, uma estrutura moderna e equipada com meios para melhorar a eficiência da operação portuária, com vista a aumentar a produtividade e atender além da região sul de Angola, os países vizinhos da Zâmbia, Namíbia e Botswana.