Saurimo – Setenta e cinco mulheres de negócios na província da Lunda Sul participam desde hoje, quarta-feira, de um seminário sobre técnicas de processamento de produtos agrícolas, numa promoção da Federação de Mulheres Empreendedoras de Angola (FMEA).
Em parceria com a Associação da Mulher Empresária e Empreendedora da Lunda Sul e o Instituto Nacional das Pequenas e Médias Empresas (Inapem), a formação tem como objectivo instruir as mulheres a reciclar e processar os produtos agrícolas.
Durante três dias, as participantes vão debater temas como gestão e formalização de cooperativas, de modo a melhorar a actuação, competências e planos de negócios, bem como agro-processamento e literacia financeira.
Na ocasião, a secretária-geral do FMEA, Henriqueta Carvalho, fez saber que a formação é um projecto desenvolvido com o apoio da SADC, que visa a industrialização económica e o empoderamento da mulher, permitindo trazer renda familiar às pessoas beneficiadas.
Com este projecto, disse, pretende-se apoiar as mulheres com ferramentas úteis de modo a conseguir aproveitar excedentes da agricultura, visto que muitos produtos colhidos deterioram-se por falta de outros aproveitamentos.
“Com este know-how as participantes vão poder obter uma renda, e melhorar as suas condições de vida e das suas famílias, desde que saibam aproveitar os conhecimentos que serão transmitidos neste seminário”, acrescentou.
Adiantou que a formação, dividida em aulas teóricas e práticas, inclui o cooperativismo, para permitir a criação de pequenas cooperativas de transformação e indústrias caseiras, visando a criação de renda familiar e postos de trabalho, rumo ao combate à pobreza.
Por sua vez, o director do Gabinete Provincial de Desenvolvimento Económico e Integrado, Kelson Malomalo, disse tratar-se de um momento importante para a província, uma vez que a capacitação, formação e treinamento do ser humano é fundamental para que o país possa se desenvolver.
Apelou às mulheres empreendedoras a aproveitar o máximo desta formação, de modo a colocar os conhecimentos em prática, para, posteriormente, transformarem os diferentes produtos colhidos, e aumentarem as rendas das famílias.
Criada em 2001, a Federação de Mulheres Empreendedoras de Angola (FMEA) tem mais de três mil associadas distribuídas em 18 associações.
Na Lunda Sul, a associação da mulher empresária e empreendedora controla cerca de 160 mulheres, das quais 15 empresárias, 45 vendedeiras nos mercados da circunscrição e 100 empreendedoras singulares.QB/JW/BA