Luena - Vinte carrinhas de apoio aos operadores de transportes de mercadorias do comércio rural foram entregues, esta terça-feira, no Luena, aos beneficiários da província do Moxico pelo Ministério da Indústria e Comércio (MINDCOM).
Essa iniciativa do Governo Angolano visa dinamizar o escoamento dos produtos agrícolas no campo para os mercados de consumo da região.
Os operadores beneficiados poderão efectuar o reembolso de 200 mil kwanzas mensal para o pagamento da viatura durante quatro anos, equivalente a nove milhões e 600 mil Kwanzas.
A acção quadra-se no Programa Integrado de Desenvolvimento do Comércio Rural (PIDCR), criado por Decreto Presidencial nº 19/20, de 20 de Janeiro, responsável pela definição da estratégia e da supervisão do Plano de Apoio aos Operadores de Transporte Multissectorial (OTM).
Ao discursar no acto de entrega e assinatura de contrato, o secretário de Estado da Indústria, Ivan Magalhães do Prado, afirmou que o projecto vai impactar o processo de dinamização do escoamento da produção nacional, gerando mais emprego aos jovens, aumentar as opções e oportunidades para a indústria no país.
Afirmou que o PIDCR vai mitigar as importações e consequentemente diversificar as exportações, concorrendo para o desejo do alargamento da base tributária não petrolífera.
Ivan do Prado anunciou, também, que, em breve, através do projecto “Caleluia”, serão comercializadas, na província do Moxico, 60 motorizadas de três rodas.
Os valores da liquidação das Caleleuia, num montante de 400 mil kwanzas, serão reembolsados num prazo de 24 meses, com preço já subvencionado.
Esse plano vai, na óptica do responsável, desenvolver a cadeia nacional do comércio rural de forma sustentável e resiliente.
Os operadores de transporte e distribuição de mercadorias, Lozanga Diamantino e Domingas Sachimica, enalteceram a iniciativa que vai possibilitar a transportação de mais mercadorias do campo e acabar, também, com a deterioração destes bens alimentares.
Já o vice-governador da província de Moxico, para o Sector Político, Social e Económico, Victor da Silva, pediu ao Ministério da Indústria e Comércio (MINDCOM) para a promoção de acções do género, envolvendo mais beneficiários e esperar-se por êxitos.
Produção agrícola no Moxico
Na província do Moxico, durante a campanha agrícola 2022/2023 aberta, no município do Luchazes, em Outubro do ano em curso, prevê-se colher um milhão, 749 mil e 112 toneladas de produtos agrícolas diversos, num processo em que estão envolvidos mais de 43 mil famílias de pequenos produtores.
Para tal, foram preparados 62 mil e 605 hectares de terra, das quais 59 mil e 49 de forma manual, três mil e 464 mecanizadas e 92 hectares com tracção animal, com vista a produzir e colher a mandioca, milho, banana, amendoim, feijão, massango, massambala e citrinos.