Uíge - A ministra das Pescas e Recursos Marinhos, Carmen do Sacramento Neto, entregou, nesta quarta-feira, na província do Uíge, duas embarcações com os respectivos motores a duas associações dos municípios do Ambuila e Milunga.
Na presença do governador do Uíge, José Carvalho da Rocha, a ministra, além das embarcações, entregou três toneladas de ração de peixe, uma tonelada de sal, coletes, redes, bóia, anzol, entre outros meios essenciais para fomentar os níveis de captura de peixe na região.
Em declarações à imprensa, após a entrega dos meios, a governante disse que a iniciativa visa incentivar o desenvolvimento das actividades desenvolvidas por várias fazendas de aquicultura, para o aumento da produção de pescado e o progresso sócio-económico da região.
A ministra encontra-se em visita de trabalho de três dias à província do Uíge, para constatar a dinâmica de produção de peixe, assim como desenvolver outras actividades tendentes ao crescimento da aquicultura na região.
Por outro lado, a governante assegurou que, no âmbito da segurança e da sustentabilidade alimentar da população, o Governo está a trabalhar para aumentar a disponibilidade de ração para a pecuária, no geral, e em particular para a aquicultura.
Por sua vez, o presidente da Associação de Milunga, João Mayala, adiantou que os meios disponibilizados vão aumentar os níveis de captura de peixe e assim dar maior dignidade à actividade piscatória.
A associação, que conta com 42 integrantes, tem uma produção diária de 700 a 800 quilogramas de peixe.
Já o presidente da Associação do Milunga, Afonso David Bengue, disse que os 53 associados capturam duas a três toneladas por dia.
A província do Uíge conta com 600 produtores e mais de 3 mil tanques de produção de peixe. EPP/JAR