Mbanza Kongo – Potencialidades agrícolas, culturais e gastronómicas estarão entre os atractivos que o município de Mbanza Kongo, província do Zaire, vai exibir na Feira dos Municípios e Cidades de Angola (FMCA) edição 2023, a decorrer de 10 a 13 de Agosto na cidade de Lubango, Huila.
De acordo com o administrador municipal, Manuel Nsiansoki Gomes, que falava esta terça-feira à imprensa, o propósito é de promover as culturas mais praticadas na localidade, como a mandioca, banana, jinguba, abacaxi, batata-doce e outros, visando a atracção de investimento privado no sector agrícola.
Quanto à culinária, o responsável informou que a sua comitiva exibirá pratos como makasikila (folhas de feijão), Nfúmbua, Nsombe, a bebida tradicional lunguila e outras iguarias típicas da região.
O gestor referiu-se, também, ao mosaico cultural do qual o seu município é potencial, lembrando que o centro histórico de Mbanza Kongo é Património Cultural da Humanidade.
“Estamos a mandar confeccionar indumentária, brindes como porta-chaves e outros utensílios de artesanato com imagens de alguns monumentos e sítios históricos e culturais locais que muito contribuíram para a elevação de Mbanza Kongo a Património Cultural da Humanidade”, asseverou.
Assegurou que os preparativos para este evento decorrem a bom ritmo, sendo que, o primeiro grupo da delegação de Mbanza Kongo, que será constituída por 20 elementos, segue ao palco da feira dentro de alguns dias.
Lembrou que a província do Zaire é a campeã da FMCA edição 2018, que decorreu na cidade de Benguela, frisando ser objectivo da participação na actual edição a revalidação do título.
A Feira dos Municípios e Cidades de Angola (FMCA 2023) é uma janela de oportunidades para a promoção e desenvolvimento das potencialidades económicas, culturais e sociais de diferentes regiões do país. DA/PMV/JL