Dundo – O Executivo investiu cerca de 82 milhões de dólares norte-americanos para a prospecção geológica na região leste de Angola, composta pelas províncias da Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico, para aferir o seu potencial mineiro.
A informação foi prestada hoje, quarta-feira, no Dundo, pelo presidente do Conselho de Administração do Instituto Geológico de Angola, António Petro, durante o workshop sobre o potencial geologico da Lunda Norte.
Segundo o responsável, o início dos trabalhos está previsto para Maio deste ano e já há empresas contratadas para o efeito.
Acrescentou que na Lunda Norte, por exemplo, há ocorrências de existência de ouro, ferro, chumbo, cobre, urânio , entre outros minerais, que necessitam de um estudo profundo, para a sua certificação.
“A província da Lunda Norte é muito importante na exploração mineira, porque além dos diamantes, há ocorrências de ferro, ouro, urânio, cobre , chumbo, entre outros recursos”, frisou.
Acrescentou que as ocorrências foram registadas nos dez municípios (Chitato, Lucapa, Lóvua, Cambulo, Capenda Camulemba, Caungula, Cuango , Lubalo e Xá-muteba).
Informou que o programa enquadra-se no Plano Nacional de Geologia.
Durante o evento, foi apresentado o ponto de situação da actividade e projectos do sector dos recursos minerais.
A actividade enquadra-se nas festividades do Dia do Trabalhador Mineiro, instituído em 1985, a assinalar-se a 27 do corrente. HD