Huambo - Trinta e seis empresas públicas e privadas sedeadas na província do Huambo acolheram, esta sexta-feira, 536 estagiários remunerados, para dinamizar as habilidades profissionais e estimular a confiança no mercado de emprego, soube a ANGOP.
Trata-se de uma promoção do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional(INEFOP) em parceria com a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) e as empresas com acção social e económica.
Para a inserção dos estagiários remunerados, o INEFOP assinou acordos de parceria com estas empresas, no âmbito dos estágios profissionais, constituídos pelo Governo angolano, para a consolidação das habilitantes técnicas e capacidades dos conhecimentos adquiridos durante o processo de formação dos potenciais candidatos.
Os acordos foram assinados pelo director do INEFOP no Huambo, Edivaldo Domingo da Costa, e os responsáveis das distintas empresas públicas e privadas que aderiram ao programa de estágios profissionais.
Estas empresas prestam serviços no ramo da agricultura, pecuária, construção civil, comércio, indústria, transporte, saúde, hotelaria e advocacia, onde os candidatos aprovados e selecionados vão trabalhar durante três meses, com um salário variável, entre 60 mil e 120 mil Kwanzas.
Ao intervir no acto, o director do INEFOP no Huambo, Edivaldo Domingo da Costa, disse que o programa de estágio profissional teve maior adesão da juventude nesta região do planalto Central, com vontade enérgica de encontrar o seu primeiro emprego e participar no projecto da diversificação da economia local.
Para o efeito, prometeu mais trabalho relacionado com a reabilitação profissional dos potenciais empreendedores, para que sejam capazes de constituírem empresas e corresponder, positivamente, às exigências laborais, com foco no desenvolvimento sustentável.
Disse terem se candidatados perto de três mil 607 jovens para repartirem as mil 115 vagas disponibilizadas, numa primeira fase, sendo 815 pelo INEFOP e 300 pelo ANJE.
Na ocasião, o director do gabinete do Desenvolvimento Económico e Integrado no Huambo, Manuel Vintongue, disse que ,neste processo de estágios remunerados, o Executivo participa com a componente financeira e as empresas entram com as valências de profissionalização, para que os candidatos alcancem a maturidade laboral.
Luzia Tchimbalandula, satisfeita pela oportunidade de estágio remunerado conseguido, prometeu dar o seu máximo para ganhar habilidades profissionais na área de enfermagem geral e a confiança da empresa acolhedora.
Cesário Pedro, outro candidato aprovado, especializado em higiene e limpeza, elogiou a postura do Governo e prometeu tudo fazer para um desempenho melhor, na perspectiva da sua profissionalização e, consequentemente, constituir uma empresa com serviços de qualidade para ter aceitação no mercado.
O administrador da empresa de saúde “MDISAF” no Huambo, Onel Valida, realçou que o programa de estágios remunerados será decisivo na construção da qualidade profissional e dar maior confiança aos candidatos envolvidos neste processo.
Pelo menos 107 empresas públicas e privadas aderiram ao programa na província do Huambo LT/ALH.