Luena - Com dois mil milhões de kwanzas em carteira, essencialmente, para o fomento da agricultura, o município fronteiriço do Luau, província do Moxico, conta com um centro de Kixicredito, aberto hoje, sexta-feira (13), o último do estratégico Corredor do Lobito.
Essa primeira e maior sociedade de micro crédito que opera em Angola desde 1996 (desde de 2005 assumiu o nome de Kixicrédito), conta já com dois centros na província do Moxico, com o primeiro instalado no Luena, há já alguns anos.
A instituição líder no mercado apoia homens e mulheres que têm algum negócio ou actividade geradora de fundo no mercado para aumentar o seu volume de negócios.
O presidente do Conselho de Administração, Joaquim Katinda, disse, no acto de abertura, que actuam no sector micro, pequeno e médio negócios , quer seja no sector informal como no informal.
Para o Luau, afirmou que as atenções estão viradas para o sector produtivo, sobretudo a agricultura, dada as potencialidades desee sector produtivo na região e uma vertente chave na segurança alimentar e nutricional.
Dessa forma, afirmou, poderá se empoderar as famílias e os agricultores, visto que conseguiu-se trazer uma gama de produtos diversificados de créditos para o sector logístico e do comércio que têm uma relevância muito grande no Luau.
“Para o sector da produção, mobilizamos dois mil milhões de kwanzas para colocarmos na economia real e à disposição dos empreendedores”, reafirmou.
O Kixicrédito alinha-se às iniciativas do Executivo angolano que escolheu Luau como uma das regiões do país beneficiadora do PLANAGRAO (Plano Nacional de Fomento e Produção de Grãos).YD