Luanda - O Instituto Nacional do Café (INCA) está a trabalhar para distribuir 2 milhões de mudas de cacau aos produtores de todo país, revelou hoje, em Luanda, o director adjunto do instituto, Magalhães Lourenço.
Falando à imprensa, à margem do Simpósio e Feira do Cacau e do Mel, que decorre sob o lema "Divulgando os tesouros desconhecidos de Angola", sublinhou que o instituo já procedeu a entrega de 22 mil mudas de cacau a partir viveiro em Caxito, província do Bengo.
Magalhães Lourenço disse que o INCA controla, neste momento, 313 produtores de cacau, sendo que 300 estão na província de Cabinda.
De acordo com o responsável, a pretensão do instituto passa por ter o país a curto, médio e longo prazo, na linha de produção de cacau, “porque tem condições e potencial”.
Reforçou que a região mais forte, em termos de produção, é Cabinda, fruto de um programa da cadeia de valor que se levou a cabo.
“Estamos a fomentar a produção no Bengo, Cuanza Norte, Uíge e Cuanza Sul, paulatinamente vamos dando passos e conformando passos”, reforçou.
Reconhece que a produção de cacau ainda carece de mais trabalho, “mas começa a dar passos”.
O Simpósio e Feira do Cacau e do Mel decorre de 5 a 6 de Outubro, no Palácio de Ferro, em Luanda, e reúne mais de 21 expositores, produtores e apicultores nacionais de cacau e de mel, que estão a apresentar os produtos, bem como promover o potencial existente no país.
O evento é uma oportunidade para exibição, divulgação, promoção e venda do produto genuinamente nacional, assim como despertar consciências para a necessidade do intercâmbio nacional e internacional em matéria de produção, industrialização e comercialização destes produtos.
O simpósio, sob o lema "Divulgando os tesouros desconhecidos de Angola," é uma organização conjunta dos ministérios das Relações Exteriores (Mirex) e da Agricultura e Florestas (Minagrif), em parceria com o Instituto Nacional do Café (INCA), o Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDA) e a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (Aipex).