Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Gestor quer implementação da literacia financeira nas escolas

     Economia              
  • Cuando Cubango • Segunda, 28 Outubro de 2024 | 16h24

Menongue - O director regional do Banco Nacional de Angola (BNA) no Cuando Cubango, Miguel Sumbo, defendeu hoje, segunda-feira, maior engajamento na aprovação e implementação da educação financeira no seio da comunidade escolar, para a elevação dos níveis de conscientização sobre a importância da poupança.

Miguel sumbo, que discursava na abertura da Semana Mundial da Poupança, a decorrer de 28 de Outubro a 1 de Novembro, sob o lema: “Dinheiro poupado! Futuro Garantido”, considerou que o desafio do contexto económico actual torna ainda mais relevante o engajamento de todos os entes sobre a literacia financeira.

Por isso, sugeriu que, tal como a escola, os jovens e as famílias, de forma geral, devem redobrar esforços para que sejam capazes de consumir o dinheiro com sabedoria, destreza e competência, respondendo às necessidades do dia-a-dia de forma prudente e resiliente.

“ É com esse espírito que o BNA tem vindo a valorizar a poupança ao longo dos anos, desenvolvendo a consciência sobre os benefícios resultantes desta prática, de forma disciplinada, consciente e permanente”, sublinhou.

Apontou que, sobre a missão de educar financeiramente a população angolana, o BNA conta com a parceria do Ministério da Educação, da Juventude e Desportos e da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, para o aumento do nível de conhecimento de gestão de recursos, produtos e serviços financeiros, com o foco para as famílias.

Informou que, na província do Cuando Cubango, as actividades serão desenvolvidas nos municípios de Menongue, Cuchi e Cuito Cuanavale, com a abordagem de vários temas, como “ a importância e meios de poupar, vantagens de ter uma conta bancária, campanhas de inclusão financeira, concurso de literacia financeira, entre outros. 

Ao palestrar sobre a “Relevância socioeconómica da poupança”, a técnica do BNA Aida Joaquim realçou que a poupança permite encarar o futuro com mais confiança, planear e desenvolver projectos sociais e familiares com mais precisão e certeza dos resultados esperados.

Por isso, defendeu que as famílias devem cultivar o hábito da poupança, pois é a principal fonte interna de fundos para financiar o investimento de capital, que é um dos principais motores do crescimento económico de longo prazo.

Outras vantagens sociais e económicas da poupança, segundo a palestrante, estão ligadas ao aumento da produção, redução do desemprego, redução das desigualdades, para além de proporcionar o bem-estar.

Disse que constam dos objectivos das palestras, agendadas no quadro da semana mundial da poupança, partilhar conhecimentos sobre a gestão de finanças pessoais e familiares com foco na poupança e seus respectivos métodos.

Com isso, acrescentou, perspectiva-se um aprendizado transformador, bem como alertar sobre a importância da poupança no alcance da independência financeira e consequentemente do bem-estar das famílias, desde a mais tenra idade.

“Poupar é uma questão de consciência. É acumular valores no presente, para serem utilizados no futuro. É a parcela do rendimento que não é gasta ou consumida no período em que é recebida e que é consequentemente guardada para ser utilizada em um momento futuro”, concluiu. MSM/ALK/FF/PLB





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+