Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Feira junta mais de 500 expositores em Ambaca

     Economia              
  • Cuanza Norte • Sexta, 14 Julho de 2023 | 09h44

Camabatela– Pelo menos quinhentos expositores estão a participar, desde quinta-feira (13), na Feira de Produção Agrícola de Camabatela, sede do município de Ambaca, na província do Cuanza Norte, em alusão aos 89 anos da fundação da vila.

O certame, que se prolonga até domingo, reúne apenas produtores locais e vai expor as potencialidades económicas, agropecuárias e turísticas da região, no âmbito do aniversário da vila que hoje (14) se assinala.

Em declarações à ANGOP, a responsável do Gabinete Municipal do Desenvolvimento Económico e Social, Ivone Georgina do Carmo, informou que a feira contará com expositores dos ramos da agricultura, comércio e banca.

Explicou que, por falta de espaço para acomodação de animais, a presente edição não contará com o habitual leilão de gado dos criadores do Planalto de Camabatela.

A organização perspectiva que o evento atinja um volume de negócios avaliado em mais de seis milhões de kwanzas.

O programa das festividades da elevação de Camabatela à categoria de vila, ocorrida a 14 de Julho de 1934, inscreve, ainda, a realização de um fórum sobre o rejuvenescimento do Planalto de Camabatela.

Situada a 181 quilómetros a Norte de Ndalatando, capital do Cuanza Norte, a vila de Camabatela é uma região dotada de um elevado potencial agro-pecuário.

A região alcançou uma produção de 75 mil bovinos até 1975, sustentada por um matadouro industrial com capacidade de abate de até 150 cabeças/dia, que conheceu uma paralisação devido ao eclodir do conflito armado pós eleitoral de 1992.

Com o alcance da paz em Angola, em 2002, a região tem vindo a registar passos significativos nos domínios da reconstrução e construção de infra-estruturas, agricultura e pecuária.

O repovoamento animal na circunscrição é uma realidade, desde 2005, marcada pela distribuição de gado aos produtores locais, no âmbito do programa do Governo de Bovinocultura Familiar.

A região conta, actualmente, com uma população animal constituída por mais de 20 mil efectivos.

Face ao seu potencial em termos de produção de gado, a vila de Camabatela conta, desde 2013, com um novo matadouro com capacidade de abate de 300 cabeças/dia, entre bovinos e caprinos. EFM/DS/CRB 

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+