Cuito – O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) tem disponíveis três mil milhões de kwanzas para produtores da província do Bié, no âmbito do Programa “Osi Yetu”, direccionado à aceleração da agricultura familiar e ao reforço da segurança alimentar.
A informação foi avançada hoje, quarta-feira, no Cuito, pela Presidente do Conselho de Administração do FADA, Felisbela Francisco, na apresentação do projecto “Osi Yetu” aos produtores do Bié, na V edição da Feira da Batata e do Milho.
Segundo a responsável, o programa “Osi Yetu” contempla duas componentes. Uma vocacionada à mecanização ligeira da agricultura familiar e outra ao reforço das caixas comunitárias nas cooperativas agrícolas.
Na componente da mecanização, explicou, numa primeira fase, o Bié beneficiou de 13 moto-cultivadores e cinco tractores, estando na forja a entrega de mais 264 moto-cultivadores e 35 tractores.
Já para as caixas comunitárias, uma componente em curso na província, através do projecto MOSAP II, a responsável disse que foram disponibilizados pelo tesouro nacional, um total de cinco milhões de kwanzas.
Apelou às cooperativas de camponeses, que possuem caixas comunitárias constituídas, no sentido de acederem ao financiamento para alavancar a sua linha produtiva.
Na província do Bié existem 12 caixas comunitárias em funcionamento, que assistem perto de 600 produtores individuais, com um valor de 84 milhões de kwanzas.
A União Nacional dos Camponeses de Angola (UNACA) controla no Bié mil 536 associações e 523 cooperativas de camponeses.
O FADA, é uma instituição não bancária, pública, com a missão de conceder recursos financeiros às acções viradas para o desenvolvimento da agricultura familiar, no domínio da produção alimentar, agro-negócio e infra-estruturas. LB/BAN/MS