Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Defendida gestão responsável da actividade pesqueira

     Economia              
  • Luanda • Terça, 01 Agosto de 2023 | 19h21

Ramiros – O secretário de Estado das Pescas e Recursos Marinhos, António da Silva, defendeu hoje, terça-feira, no município de Belas, em Luanda, que a gestão sustentável e responsável da actividade pesqueira deve ser acompanhada por medidas reguladoras da captura de recursos do mar.

Segundo o responsável, que falava durante o seminário sobre “Artes e Métodos de Pesca”, realizada no Instituto Politécnico das Pescas (Cefopescas), a sustentabilidade dos recursos pesqueiros e do ecossistema é dependente da dimensão humana, daí a necessidade de inserir  soluções técnicas com vista a contribuir para melhores resultados e mitigação dos impactos no ecossistema.

Por seu turno, António Gama, do grupo armador de pesca industrial Sea Fishe Trade (SFT-Angola), disse que a formação permitiu aprimorar conhecimentos sobre os tipos de artes de pesca e seus diferentes segmentos, desde a captura até a chegada do peixe ao consumidor, bem como as formas utilizadas.

Já o assessor do grupo Pesclasse, Jorge Quituta, fez saber que o seminário aflorou os principais desafios de captura e o cumprimento das normas estipuladas nas medidas de gestão das pescas, além de capacitar os marinheiros.

Promovido pelo Ministério das Pescas e Recursos Marinhos, no seminário foram debatidos temas como “Caracterização e classificação das artes de pesca no contexto nacional e regional”, “Artes e pesca e a gestão sustentável dos recursos”, “Funcionamento das artes activas, propostas para melhoria dos resultados económicos e de medidas de mitigação dos impactos no ecossistema”.

O  workshop contou com a participação de membros do sector de Pescas e Recursos Marinhos e representantes de associações de pesca artesanal e Industrial.AP/JG/BA





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+