Ondjiva - Mais de setecentas famílias vão beneficiar de água potável, nos próximos tempos, na localidade de Caxila, na província do Cunene, no quadro da conclusão, recentemente, das obras de construção da rede de distribuição local.
Segundo a administradora financeira da Empresa de Águas e Saneamento da província, Veridiana José, que confirmou à ANGOP a conclusão do projecto, o mesmo permitirá o acesso à água a 722 famílias nas áreas de Caxila I e II, assim como em Oshomukuio.
Disse estar em curso obras da rede emergencial de água do bairro Onahumba I, para 1.136 famílias, a conclusão de um reservatório elevado com capacidade de 490 metros cúbicos, bem como 3.264 ligações domiciliares em 11 bairros da cidade de Ondjiva.
Quanto a actividade da instituição no primeiro trimestre do corrente ano, informou ter sido distribuído, neste período, um milhão 516 mil e 675 metros cúbicos de água, a partir da estação de tratamento do município de Ombadja.
Deu ainda a conhecer a arrecadação de 99 milhões 520 mil 667 kwanzas, o que representa um aumento de quatro milhões e 820 mil Kz em relação a igual período anterior.
Em relação à dívida acumulada, contraída por empresas públicas, privadas e clientes particulares, recuperou-se um milhão 985 mil 597 kwanzas, ficando por liquidar 495 milhões e 680 mil Kz.
Visando garantir a sustentabilidade financeira da empresa, referiu, a área jurídica tem mantido “contacto pedagógico” com os devedores no sentido de liquidarem a dívida de forma faseada.
A Empresa de Água e Saneamento do Cunene tem mais de 15 mil clientes. PEM/LHE/VC