Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Censo/2024: Cunene conta com 665 efectivos para assegurar recenseamento

     Economia              
  • Cunene • Quarta, 04 Setembro de 2024 | 16h53
Ponto focal do asseguramento do CENSO 2024 no Cunene, superintendente chefe, Piedade Pombal
Ponto focal do asseguramento do CENSO 2024 no Cunene, superintendente chefe, Piedade Pombal
Fabiana Hitalukua-ANGOP

Ondjiva – Seiscentos e 65 efectivos das forças de defesa e segurança, na província do Cunene, estão mobilizados para assegurar o Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH) 2024, que inicia a 19 deste mês, em todo país.

Trata-se de efectivos da Polícia Nacional, Serviço de Investigação Criminal (SIC), Migração e Estrangeiro, Protecção Civil e Bombeiros e das Forças Armadas Angolanas, com vista a garantir a segurança, antes, durante e depois do processo censitário.

Em declarações à ANGOP, esta quarta-feira, o ponto focal de asseguramento do Censo/2024 no Cunene, superintendente-chefe Piedade Pombal, disse que, no âmbito do plano geral “Censo Seguro”, se prevê a escolta da movimentação de meios e dos centros de armazenamento de equipamento, assim como a segurança dos agentes censitários.

Para efeito, avançou que estarão em processo formativo sobre a forma de actuação dos efectivos em todas regiões censitárias, a partir do dia 9 do corrente mês, para que o processo atinja os objectivos fundamentais.

“Está acautelado todo asseguramento, tendo em conta a planificação do Instituto Nacional de Estatística para a província do Cunene, onde os efectivos estão a ser preparados e formados para a cobertura desta operação”, sustentou.

Apelou à população a receber bem os recenseadores, por ser uma operação que vem potenciar a planificação da governação e melhorar as condições da população.

Sob o lema “Junto contamos por Angola”, o segundo Recenseamento Geral da População e da Habitação terá início a 19 de Setembro, num período de 30 dias, com vista a recolha, compilação, avaliação, análise, publicação e disseminação de dados demográficos e socioeconómico de todas as pessoas.

O Censo Geral da População e Habitação/2024 será o terceiro da história do país, sendo o primeiro realizado em 1970, cinco anos antes da Independência de Angola, enquanto o segundo ocorreu em 2014.

O Censo 2014 apurou a existência de 25 milhões 789 mil e 24 habitantes no país, dos quais 12 milhões 499 mil e 41 do sexo masculino (48% da população total residente) e 13 milhões 289 mil e 983 do sexo feminino (52%).

Esse processo é realizado em dois recenseamentos simultâneos: população e habitação, que permite a obtenção de informação estatística fiável e actualizada, necessária ao acompanhamento e avaliação da estratégia de combate à pobreza.

O Censo Geral da População e Habitação tem como objectivos disponibilizar base de dados para o planeamento, gestão e tomada de decisões, bem como construir uma base de amostragem para a selecção de amostras de inquéritos, junto aos agregados familiares.

Constam, igualmente, dos objectivos conhecer a estrutura da população para todas as unidades administrativas do país, reforçar a capacidade nacional técnica e material para conduzir recolhas futuras de dados. FI/LHE/QCB





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+