Sumbe - As comunas do Quicombo e Gangula, município do Sumbe, província do Cuanza-Sul, podem terminar a contagem do Censo 2024 antes da data prevista, a 19 de Outubro.
A informação foi prestada, esta quinta-feira, à ANGOP, pelo assistente técnico municipal do Censo, Baltazar Mateus, ao salientar que o envolvimento das duas administrações comunais, dos recenseadores, supervisores e da sociedade civil, em geral, permitiu que os trabalhos corressem sem sobressalto.
Referiu que os recenseadores das duas localidades (Quicombo e Gangula) estão a fazer a última revisão das residências para a conclusão final dos trabalhos.
O responsável disse que para a centralidade da Quibaúla tiveram que utilizar uma outra estratégia de recenseamento, pelo facto de os moradores saírem às 7h00 e começam a regressar a partir das 16 horas, daí que os recenseadores tiveram que começar a trabalhar, entre 16 horas e às 22 horas.
Disse haver adesão da população em toda extensão do município do Sumbe, assim como a colaboração das autoridades tradicionais e entidades religiosas na sensibilização dos cidadãos para o fornecimento de dados reais.
“Vamos continuar a trabalhar para que a 19 de Outubro, o município do Sumbe, tenha registado toda população”, concluiu.
O município do Sumbe conta com 180 equipas, entre recenseadores, assistentes técnicos, motoristas, supervisores, entre outros.IS/Lc/ALH