Cabinda – O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) inaugurou esta quarta-feira, nesta cidade, a agência regional que vai proporcionar mais facilidades de créditos para a classe empresarial local e publico alvo.
O acto de inauguração foi testemunhado pelo secretário de Estado da Economia, Ivan dos Santos, pela governadora de Cabinda, Mara Quiosa, e pela Presidente do Conselho de Administração da instituição, Maria do Carmo Bernardo.
Na ocasião, Mara Quiosa referiu que a inauguração da agência do BDA na província coloca o fim dos constrangimentos que havia e veio dar resposta as necessidades dos empresários locais.
A governadora lançou o desafio aos empresários de Cabinda no sentido de se candidatarem e pedirem o seu crédito a fim de potenciarem os seus negócios e a economia da província.
Por seu turno, o secretário de Estado para a Economia, Ivan dos Santos, disse que o BDA tem vindo a conceder créditos a economia desde 2006 e, com a abertura desta agência, poderá, certamente, promover o aumento das operações creditícias, na esperança que este crescimento possa se traduzir num incremento da produção local, contribuindo para a satisfação da procura interna.
Referiu ainda que o Executivo Angolano, por via do Ministério da Economia e Planeamento, vai implementar os três planos nacionais de fomento, o da produção de graus (PlanaGrão), o de desenvolvimento da pecuária (PlanaPecuária) e o do fomento das pescas (PlanaPescas), com linhas de créditos operacionalizadas pelo BDA, com vista provocar e materializar a evolução verde, em curso, rumo a garantia da segurança alimentar do país.
Neste processo, apontou, contam com a inteligência, o esforço e resiliência da classe empresarial de Cabinda e espera, com abertura e o funcionamento em simultâneo das oito agências regionais, dar cobertura definitiva a procura de serviços e produtos do BDA em todo país.
Ressaltou que abertura desta unidade de negócio em Cabinda marca um passo significativo na consolidação da estratégia de expansão do BDA, com objectivo de estar mais próximo dos clientes e público alvo.
O BDA está agora representado em Cabinda e nas províncias de Luanda, Huambo, Lunda-Sul, Uíge, Benguela e Huíla.
A estrutura da carteira de crédito do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) já investiu em Cabinda cerca de 13,5 mil milhões de kwanzas, financiando 55 projectos nos sectores da agropecuária, industria, comércio e serviços.