Luanda – Os bancos comerciais angolanos já começaram com o processo de certificação para a emissão e disponibilização de cartões de débito multimarca denominado “Multicaixa/Mastercard”, que permitirá aos clientes efectuarem pagamentos em Angola e no exterior do país.
Em nota de imprensa, enviada esta quinta-feira à ANGOP, a Empresa Interbancária de Serviços (EMIS) esclarece que a criação desse cartão visa proporcionar um instrumento de pagamento de utilização mais cómoda e conveniente ao cidadão angolano viajante, trazendo mais-valia em relação aos cartões pré-pagos e de crédito.
Entre outras vantagens do cartão de débito multimarca ou “co-badged”, a EMIS aponta, igualmente, a conveniência para o cliente bancário e a redução de custos para o banco emissor deste dispositivo.
Segundo a Empresa Interbancária, quando o cartão de débito multimarca for usado dentro do país, terá como limite o saldo da conta a que está associado e aos limites prudenciais, diários e por operação, estabelecidos pelo instrutivo n.º 24/21 do Banco Nacional de Angola (BNA).
No sentido inverso (utilização do cartão fora de Angola), o Multicaixa/Mastercard terá como limite o saldo da conta, os limites prudenciais e os limites de utilização no estrangeiro estabelecidos pelo banco emissor do cartão.
Por outro lado, quando o cartão de débito, emitido por um banco angolano, é utilizado no exterior do país, através de um Caixa Automático (CA/ATM) ou Terminal de Pagamento Automático (TPA), é enviada uma mensagem em tempo real ao banco emissor do cartão a pedir a autorização para concretizar a operação.
Nessa solicitação é indicado o montante em moeda estrangeira da operação, a taxa de câmbio a utilizar e demais comissões.
Acto contínuo, o banco emissor do cartão autoriza ou recusa o pedido. Se autorizar, é debitada a operação na conta que está associada ao cartão pelo contravalor e mais comissões devidas.
Características do
Multicaixa/Mastercard
Enquadrado no Aviso n.º 05/2017 de 10 de Julho do BNA, o Multicaixa/Mastercard agrega cartões lógicos de duas marcas diferentes, ou seja, num mesmo dispositivo plástico coexistem dois cartões de pagamento, sendo um cartão de débito da marca Multicaixa e outro de marca Mastercard.
Nesse caso, o cartão exibirá no frontispício a identificação (logótipos) das duas marcas.
De acordo com a EMIS, o cartão de débito de marca internacional, utilizado sobretudo em países que têm uma marca de cartão própria, como é o caso de Angola, quando for usado em Angola, a marca é reconhecida como Multicaixa, cujas operações de pagamento decorrerão de acordo com as regras desta marca.
Enquanto isso, do lado oposto a marca reconhecida é a Mastercard, obedecendo também as regras do estrangeiro.
A concretização da implementação desse dispositivo resulta da assinatura de um acordo de parceria entre a EMIS e a Mastercard, celebrado recentemente em Luanda.
A EMIS é a empresa interbancária de serviços que gere a Rede Multicaixa e a Câmara de Compensação Automatizada de Angola (CCAA), que contempla o Sistema de Gestão de Cartões de Pagamento (Multicaixa), o Sistema de Transferências a Crédito (STC), o Sistema de Compensação de Cheques (SCC), o Sistema de Débitos Directos (SDD) e o Sistema de Transferências Instantâneas (STI).
Enquanto isso, a Mastercard é uma empresa multinacional norte-americana de serviços financeiros, fundada em 1966.QCB/PPA