Saurimo - As ruas dos bairros periféricos de Saurimo, província da Lunda Sul, começaram a ser asfaltados desde Agosto passado, no âmbito do projecto de requalificação da cidade, visando melhorar a mobilidade dos cidadãos e garantir nova imagem ao casco urbano.
Em declaração esta quarta-feira, à ANGOP, o director do Gabinete Provincial de Obras Públicas e Infraestruturas na Lunda Sul, Claúdio Pemessa, fez saber que se trata dos bairros, Acampamento, Txizainga 1 e 2, Verde A e B, Manalto, Luavur e Agostinho Neto.
Sem revelar valores, o responsável sublinhou que a empreitada terá a duração de seis meses e está a ser executada pelas empresas Omatapalo e Moto Engil, financiadas no âmbito do remanescente das obras da circular de Saurimo, na Estrada Nacional 230.
Fez saber que para além da colocação do novo tapete, estão igualmente a beneficiar de valas de drenagem, sinalização e iluminação pública.
Na mesma senda, segundo o director, estão a ser asfaltados os bairros Nhama e Santo António, empreitada financiada pela empresa SONANGOL.
Por outro lado, Claúdio Pemessa anunciou que está igualmente em curso a colocação de passeios com calçada e bancos de repouso no percurso da rotunda do Txizainga/ Aeroporto Deolinda Rodrigues, bem como a Escola 4 de Abril à Rotunda do Santo António.
Adiantou que dentro de dias terão início às obras de qualificação da parte frontal dos prédios dos cubanos, no bairro Sassamba, que irá beneficiar de jardins, estacionamentos, passeios, entre outros serviços.
Explicou que as referidas obras fazem parte de um pacote avaliado em Kz 300 milhões, no âmbito de um orçamento participativo, cujas empresas já receberam a primeira tranche financeira.
O município de Saurimo conta com uma população estimada em 534 mil 231 habitantes, o que representa 82 por cento da população da Lunda Sul.