Malanje- Setecentas caixas de peixe marionga, apreendidas em um armazém de venda de fresco da cidade de Malanje, foram incineradas sábado, pela Direcção Municipal da Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar de Malanje (ANIESA), por estarem deterioras.
A acção, desenvolvida em coordenação com o Serviço de Investigação Criminal (SIC), enquadra-se no âmbito das inspecções ordinárias da ANIESA, segundo o seu director, Jerónimo Martins.
Sem avançar o valor da multa aplicado, o responsável disse que a empresa em causa teve perdas estimadas em três milhões e 500 mil kwanzas.
O director apelou para maior atenção dos consumidores durante a compra de bens, sobretudo perecíveis, bem como a denunciar práticas de comerciantes que ponham em risco a saúde pública.
A Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA) resulta da fusão dos serviços de inspecção sectorial da Indústria, Comércio, Turismo, Ambiente, Transportes, Saúde, Agricultura e Pescas.
Tem a missão de fiscalizar a actividade comercial e prestação de serviços mercantis, estabelecimentos de restauração e bebidas, discotecas e bares, cabeleireiros, centros de estéticas, armazéns, cantinas e refeitórios, recintos de diversão e de espectáculos, jogos e espaços de recreios.
Cabe igualmente à ANIESA inspeccionar os locais onde se procede a qualquer actividade comercial, designadamente os produtos acabados, além de fiscalizar o cumprimento dos deveres ou obrigações legais dos agentes económicos, entre outras tarefas. ACC