Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Kitanda dos Frescos potencia produtores

     Economia              
  • Huíla • Segunda, 15 Abril de 2024 | 08h52
Feira multisectorial da Huíla
Feira multisectorial da Huíla
Amélia Oliveira - ANGOP

Lubango - A segunda edição da “Kitanda de Frescos”, a decorrer de 18 a 21 do mês em curso no complexo de Nossa Senhora do Monte, arredores da cidade do Lubango, província da Huíla, trás, pela primeira vez, a capacitação e o treinamento para os produtores agro-pecuários.

A actividade com a duração de três dias é uma iniciativa da Cooperativa dos Criadores de Gado do Sul de Angola (CCGSA), conjuntamente com a Federação Nacional das Cooperativas e Pecuaristas de Angola (FENACOOPA).

O evento de valorização da produção nacional prevê congregar 100 expositores de diversas províncias do país, inclusive a anfitriã e visa saudar os 20 anos da CCGSA, a assinalados em Março último, segundo o porta-voz do evento, Victor Panzo.

Em declarações hoje, segunda-feira à ANGOP, afirmou que o treinamento, na vertente agrícola, vai estar ligado às regras e procedimentos da plantação de determinados produtos, bem como os mecanismos necessários para maior produtividade no sector.

Na vertente pecuária, Victor Panzo informou que a ideia é ter uma abordagem sobre a peste suína africana, um assunto que trás ainda interrogações, a prevenção de outras doenças que acometem o gado bovino, assim como a cadeia da produção pecuária na região sul.

O porta-voz afirmou estarem já inscritos 25 expositores da Huíla e do Cunene, aguardando por outros do Namibe e de Benguela, que vão expor 10 toneladas de produtos diversos, entre carne, peixe, enchidos, iogurtes, mel, tubérculos, frutas cereais e outros.

Ressaltou ser um evento gratuito para os produtores, que durante os três dias vão ter ainda exposição de gado, com a previsão da realização de um leilão, no recinto da Cooperativa, onde vai decorrer o evento.

Fez saber que tiveram a solicitação de muitos produtores, para a realização de duas ou três vezes/ano da referida feira, pois muitos conseguem vender e mostrar as suas potencialidades, daí a realização do evento para inverter o quadro.

A primeira edição decorreu em Dezembro de 2023 e juntou 25 expositores das províncias da Huíla, de Benguela e do Namibe e teve um rendimento avaliado em 18 milhões de kwanzas. EM/MS





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+