Cuito - A província do Bié ganhou 11 árbitros de xadrez de categoria provincial, fruto da realização do primeiro curso de instrução de arbitragem, realizado nesta região central do país, soube hoje a ANGOP.
Até então, o Bié, considerado no passado celeiro de praticantes de xadrez, contava apenas com três profissionais de arbitragem, formados em 2003. Destes, apenas um se encontra no activo e acumula as funções de presidente da associação provincial local.
Os novos árbitros foram formados no âmbito da campanha eleitoral do candidato da lista C à presidência da Federação Angolana de Xadrez (FAX) Erickon Soares, para o ciclo olímpico 2024-2028.
A formação, terminada na quinta-feira, foi ministrada pelo árbitro de categoria nacional Adelino Correia, que muniu os participantes, no geral, com conhecimentos sobre as regras de arbitragem do sistema suíço e round robin (todos contra todos).
Na ocasião, Adelino Correia defendeu a realização de mais sessões formativas, visando a capacitação constantes dos actuais e a formação de novos juizes, de modo a garantir uma melhor actuação em prol da melhoria da prática da modalidade.
Por sua vez, o presidente da Associação Provincial do Bié, Samuel Ulica, considerou um ganho a realização de mais uma acção formativa para juízes da província, 21 anos depois.
Questionado sobre o programa de massificação do desporto na província, fez saber que o mesmo enfrenta inúmeras dificuldades por falta de material.
No final da formação foi realizada um match ( jogo de desempate) para se apurar o melhor mestre da província para o ano 2024, ganho por Ângelo Segunda, ao derrotar Jacob Samuchi, por 2-0.
Ângelo Segunda e Jacob Samuchi, que se defrontaram na qualidade de primeiro e segundo, respectivamente, do torneiro provincial organizado no princípio do ano, travaram um duelo de dois jogos em duas horas.
Feliz com a conquista, o vencedor anunciou desenolver a sua própia academia no município do Andulo, para contribuir na massificação do desporto na província.
O mesmo recebeu como prémio um computador portátil de marca "Acer".
Para as eleições do presidente do FAX, marcada para o próximo mês, concorrem quarto candidatos.
No seguimento da sua jornada de trabalho, Adelino Correia, candidato à presidência do Conselho de Arbitragem, apresentou, na manhã de hoje, sexta-feira, à população votante do Bié as linhas de forças da sua lista, no quadro da caça ao voto.
Associação provincial reforçada com equipamento
Noutro momento, Adelino Correia procedeu à entrega ao presidente da associação local de um computador de mesa, cinco tabuleiros, um moral para aulas teóricas e um relógio, visando a melhoria das condições de trabalho da agremiação desportiva.
O acto foi testemunhado pelo director do Gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto do Governo do Bié, Afonso Belo Sanguvila, que reafirmou o compromisso das autoridades governamentais da província em apoiar o desenvolvimento do xadrez na região.
Já Samuel Ulica valorizou o gesto, salientando que vai contribuir na mitigação das dificuldades em termos de meios de trabalho e desportivo com que a sua organização tem se debatido para massificar e desenvolver a modalidade.
No Bié, a Associação Provincial de Xadrez controla mais de 200 praticantes, localizados maioritariamente na cidade do Cuito, capital da província. VKY/PLB