Luanda – Professores de educação física e médicos iniciaram esta terça-feira, em Luanda, o primeiro curso de treinadores para o programa desportivo no seio de atletas com deficiência intelectual, denominado “Special Olímpico”.
A abertura da acção, que conta com cerca de cem instruendos, ocorreu na Galeria dos Desportos, com a presença da ministra titular, Palmira Barbosa.
A ser ministrado pelo representante do Special Olímpico para Região Africana, o queniano Joe Mutua, a formação será baseada em teoria e prática de treinamento.
As sessões práticas serão realizadas na quarta-feira e no dia do encerramento, sexta-feira, no estádio dos Coqueiros.
Na ocasião, Palmira Barbosa apelou empenho aos participantes de modo a explorarem ao máximo o conhecimento dos prelectores, para que no desempenho das sua funções possam motivar o maior número de crianças desta franja.
Referiu que o conhecimento a obter permitirá a massificação e inclusão social da pessoa com deficiência intelectual em Angola.
Por sua vez, o prelector Joe Mutua disse tratar-se de um curso especial que vai direccionar os treinadores a explorarem da melhor maneira as habilidades dos atletas com este tipo de deficiência cognitiva.
Explicou ser objectivo munir os profissionais com métodos de treinamentos para que os desportistas consigam as melhores marcas, independentemente do grau da deficiência.
Dados do Ministério da Educação revelam que até 2019 existiam em Angola 33.612 estudantes no subsistema de ensino especial, matriculados em 795 escolas, sendo 20 especiais e 775 inclusivas.
Lançado em Angola, em Janeiro deste ano, pelo Ministério da Juventude e Desportos, o Special Olímpico é liderado pelo antigo basquetebolista, Jean Jacques da Conceição.
Trata-se de um programa que o Governo aderiu para garantir atenção aos cidadãos com deficiência intelectual e a sua integração na sociedade.
A meta é participar nos Jogos Mundiais da especialidade (Moscovo 2023), evento que envolve atletas com deficiência intelectual ou cognitiva de 35 modalidades, das quais o futebol, basquetebol, atletismo e lutas.