Luanda- Nhara Fernandes e Yusseni Furtado destacam-se na Selecção Nacional júnior, em ambos os sexos, visando o Campeonato Africano de Natação pura e águas abertas, de 6 a 10 de Dezembro, nas Ilhas Maurícias.
A velocista Nhara, que actua agora em Portugal, somará a sua segunda presença em africano da categoria, depois da estreia em Novembro de 2021, em Acra (Ghana).
Naquela prova, a atleta formada no Clube Náutico da Ilha de Luanda contribuiu para medalha de bronze na prova dos 4x100 metros estilos, com o tempo de 04:40.76.
A nadadora de 16 anos tem se revelado das principais referências na categoria, fruto da sua elasticidade em provas rápidas, com destaque para os 50m bruços e livres, onde registou o recorde júnior e absoluto 27.59, superando os anteriores (28.12 e 27.68), ambos pertencentes a Catarina Sousa.
Actualmente na segunda posição do ranking nacional, com 631 pontos da ”World Aquatics”, a nadadora é igualmente apontada como uma das candidatas à única vaga feminina para os Jogos Olímpicos de 2024, em Paris (França).
Por sua vez, Yusseni Furtado, já na sua última época no escalão júnior, é o mais velho do grupo (18 anos). Conta com uma represença na prova continental, depois de integrar o conjunto que evoluiu em 2019, na Tunísia.
Esta edição, marca, igualmente, a estreia da nadadora Carlota Silva em provas do continente, depois de ter participado no Campeonato do Mundo deste ano, disputado em Israel.
Constam ainda da convocatória: José Cochofel, Janel Tati, David Padre, Enzo Anjos, Yano Elias, Mirian Morais, Stephanie Jurado e Rhanya Santo, todos com experiência internacional.
Angola disputou a última edição em 2021 em Acra, no Ghana, após as presenças de 2019 (Tunísia) e 2017 (Egipto).
JAD/MC