Luanda – A selecção da Argentina de futebol conquistou hoje o seu terceiro título mundial, merce da vitória hoje sobre a congénere da França, por 4-2, aos penaltes na prova que decorreu no Qatar.
No final do tempo regulamentar, os dois conjuntos estavam empatados (2-2).
Os sul-americanos, que destronaram os europeus do título conquistado, em 2018, na Rússia, adiantaram-se no marcador, aos 22 minutos, por intermedio do capitão Lionel Messi, na conversão de uma grande penalidade.
O veterano Di Maria ampliou para 2-0, aos 35 minutos, num passe de Messi, que se despede da história dos campeonatos do mundo de futebol, face a sua idade já avançada.
Quando tudo indicava para um triunfo folgado da Argentina, o árbitro do jogo da Polonia, assinalou uma grande penalidade, aos 80 minutos, a favor dos franceses e convertido por Mbappé (1-2).
Volvidos dois minutos (82), a França chegou ao empate (2-2) novamente por Mbappé, numa jogada de belo efeito sem possibilidades de defesa do guarda-redes argentino.
No prolongamento, a Argentina desfez a igualdade marcando (3-2). por intermedio de Lionel Mess, aos 109 minutos.
Quando se previa já para o triunfo dos sul-americanos, os franceses empataram, novamente por Mbappé, de penalte, aos 117 minutos, por Mbappé que apontou os três tentos do desio do tempo egulamentar.
Nas series das grandes penalidades, a Argentina (campeã do mundo) converteu quatro vezes contra dois dos franceses.
Resultado final:
Argentina 7
França 5