Dundo - A governadora da Lunda Norte, Deolinda Satula Vilarinho, anunciou hoje, sexta-feira, o reinício das obras do pavilhão multiuso do município de Chitato, em 2023.
A governante fez este anúncio durante a cerimónia de cumprimento de fim-de-ano, sublinhando que a conclusão do pavilhão vai impulsionar a massificação do desporto na província.
Sem entrar em detalhes sobre a data do reinicio e o prazo de execução, disse tratar-se de um projecto cujo financiamento será do Governo Central.
As obras do pavilhão estão orçadas em 18 milhões de dólares norte-americanos, está implantado numa área de 6.464 metros quadrados, no distrito urbano do Mussungue, nas imediações da centralidade do Dundo.
Até a paralisação da empreitada, em 2016, as obras tiveram uma execução física na ordem dos 55 por cento.
Trata-se de um pavilhão com três pisos, projectado para albergar três mil e 70 espectadores (3.070) com uma arena, dois camarotes, área de imprensa, um parque de estacionamento para 2.100 viaturas, dois balneários e sala de conferência de imprensa.
Segundo apurou à ANGOP, foram já pagos USD 11 milhões até a paralisação das obras.
Este pagamento permitiu a execução da estrutura, bancadas, quadra de jogos, balneários, camarotes, salas de imprensa, asfaltagem da via de acesso ao pavilhão e lojas.
Fallta por concluir os pilares, parte da alvenaria, estrutura metálica, rede de combate ao incêndio, rede eléctrica, esgotos, parque de estacionamento, reboque, aplicação do pavimento multiuso e tecto.
A província da Lunda Norte conta com cinco campos de ténis, 14 de futebol, com destaque para o Estádio Sagrada Esperança com capacidade para sete mil espectadores e seis esquadras polidesportivas.