Cuvelai - A equipa do Club Desportivo (CD) dos Castilhos, campeão 2022/2023, estreou-se, esta segunda-feira, com empate (0-0), na primeira jornada do Campeonato Provincial de futebol do Cunene, diante do CD Mukolongondjo, em jogo disputado no campo municipal do Cuvelai.
O campeonato, que no seu início teve sucessivos adiamentos, conta apenas com cinco equipas, das nove habituais, dada a desistência de outras quatro, por dificuldades financeiras.
Trata-se das desistências do Sublime Sport Clube do Xangongo, dos Bons Amigos da Santa Clara, dos Kakuvas e do Atlético do Cunene.
Em declarações à ANGOP, no final da partida da primeira jornada da prova, o técnico do Club Desportivo dos Castilhos, Resmildo Panduleinge, minimizou o empate, que permitiu a conquista de um ponto.
Reconheceu que a equipa adversária esteve bem na organização defensiva, pelo que vão continuar a trabalhar para vencer os próximos jogos, em defesa do título.
Por sua vez, o treinador do CD Mukolongondo, Manuel Kakuemba, admitiu que, apesar do empate, a sua equipa esteve bem na partida.
“É o primeiro jogo, que serviu de adaptação dos novos jogadores, que ainda têm muitas partidas por disputar e vão progredir de forma paulatina”, afirmou.
Por seu turno, o secretário-geral da Associação de Futebol do Cunene, Lúcio Ngula, lamentou o facto de o campeonato ter iniciado de forma tardia, antes previsto para o dia 25 de Outubro de 2023.
“Este ano temos apenas cinco equipas, tanto em masculinos como em femininos, a disputarem o campeonato no sistema de todos contra todos, a duas voltas”, sublinhou.
O dirigente apelou às equipas para pautarem pelo “fair Play”, que significa “jogo justo” na competição.
O fecho da primeira jornada vai envolver as equipas do Cuanhama A e do Cuanhama B, no campo da Centralidade Dom Guimarães Kevano.
A equipa do Ehafo vai descansar, por força de calendário, nesta primeira ronda.
O Clube Desportivo dos Castilhos de Ondjiva venceu o campeonato 2022/2023, ao empatar 1-1, com o Etunda da Cahama.
Na altura, o campeão terminou a prova com 21 pontos, seguido do Atlético do Cunene (18) e do Mukolongondjo, no terceiro posto (15). A equipa do Etunda ocupou a quarta posição, com 14.
A província do Cunene conta com dois campos com relva sintética, localizados na cidade de Ondjiva, bem como 20 campos de terra batida “pelados” a nível dos municípios. PEM/LHE/VAB