Lubango - O atleta veterano, Ernesto Cameia, venceu hoje, no Lubango, província, da Huíla, o Torneio de Xadrez “Hamilton Lopes” (in Memoriam), com 5,5 pontos, uma organização da Associação da modalidade, na Huíla.
A competição, 1ª edição, foi disputada em uma jornada, no sistema de partidas rápidas de 15 minutos, contou com a participação de 18 xadrezistas veteranos com mais de 40 anos de idade, residentes na província da Huíla.
Na segunda posição ficou Damilson Gabriel, igualmente com 5,5 pontos, em terceiro e quarto José Miguel e Felipe Veiga, com cinco pontos cada.
Em declarações prestadas à ANGOP, o presidente da Associação Provincial de Xadrez da Huíla, Brachegues Chaves, 18 Atletas veteranos participaram do torneio que homenageia uma das mais importantes figuras da sociedade huilana e um então impulsionador da modalidade.
Assinalou que a memória Hamilton Lopes, aquele que foi o precursor do Xadrez na Huíla, ocorre no dia da sua data natalícia, assinalados a 30 do mês em curso, em que completaria 83 anos de idade, se estivesse em vivo.
Por sua vez, o filho do homenageado, João Lopes, agradeceu a iniciativa do Associação, pois é o reconhecimento de um legado deixado por um homem que sempre foi dedicada ao associativismo, ao desporto e a todo um conjunto de iniciativas, algumas o Xadrez. BP/MS