Lubango - Uma parceria de formação e intercâmbio de conhecimentos na vertente desportiva foi rubricada hoje, quinta-feira, nesta cidade, entre o Clube Desportivo da Huíla (CDH) e o Sporting Clube de Braga, de Portugal.
O protocolo foi assinado entre ambas as partes após uma audiência dada pelo governador da Huíla ao presidente do clube português, António Salvador e sua comitiva.
Ao falar da parceria, o presidente do Braga, António Salvador, afirmou que o investimento em quadros competentes é importante, pelo que celebraram o acordo que tem como foco apenas à Huíla.
Disse que a ideia é o CDH posteriormente poder ter jogadores de todo o país, uma vez que têm condições para ensino e treino, bem como quadros competentes para a evolução do desporto na província.
“Vamos transportar para cá o nosso conhecimento, intercâmbios de quadros para poder formar outras pessoas no clube, levar atletas para Braga para serem capacitados e poderem ter a possibilidade de chegarem à equipa principal”, continuou.
António salvador referiu que a ideia é ainda poderem emprestar jogadores do Braga ao CDH para que possam melhorar o plantel, pois os angolanos têm muito talento no futebol e há possibilidades de terem jogadores da Huíla a jogar no seu clube com o tempo.
Frisou que o seu clube acredita que tem o conhecimento, capacidade, métodos e recursos humanos para apoiar o desenvolvimento do futebol angolano e permitir a sua evolução juntamente com as estruturas locais.
“Escolhemos a Huíla porque tem líderes, parceiros como a Omatapalo que os desafiou. Analisamos e vimos que os líderes têm uma visão sobre o futuro do desporto na província e que acompanha a do Sporting Clube de Braga na sua expansão. Tem condições geográficas e climatéricas muito próximas das nossas, produzindo atletas e jogadores mais capacitados para o desporto europeu”, justificou.
Por sua vez, o director-geral do CDH, Carlos Manuel declarou que a parceria não tem tempo de duração e inicialmente não existirá financiamento, no entanto, vão receber do Braga formações, visitas de troca de experiências para melhorarem o desporto local.
“Neste momento precisamos de formação dos treinadores, porque treinar crianças não é a mesma coisa que adultos, o talento é nato, mas o conhecimento como tal do futebol, não temos, tantos os técnicos como os jogadores”, explicou.
Na mesma senda, o governador da Huíla, Nuno Mahapi, que efz o convite aos "Arsenalistas", referiu que a dificuldade do desporto na província continua a ser a base, pelo que a busca por experiência de fora, de clubes conceituados, ajuda a crescer a modalidade.
Avançou que se quer começar a lutar por títulos, o importante é fazer investimento no homem primeiramente para que as próximas gerações que integrarem o CDH tenham toda a componente de formação de base, no que diz respeito à introdução e conhecimento de desporto.
Salientou que com a parceria, vão poder, a longo prazo, ter um clube forte que possa exportar jogadores e assim jogarem em competições mais desenvolvidas dentro e fora do país.
Durante o encontro Nuno Mahapi apresentou o projecto do Centro de Alto Rendimento da província para possíveis captações de investimentos tanto interno como externo.
António Salvador está em visita de três dias à Huíla, a convite do Governo Provincial, para identificar possíveis áreas de parceria, a começar com o desporto local.
Depois da recepção do Governo da Huíla, o presidente do clube português e sua comitiva visitaram os campos da Senhora do Monte, de treinos do Regimento, da Força Aérea e o possível Centro de Estágio do Desportivo da Huíla, assim como manter um encontro com o CDH.
Sporting Clube de Braga é um clube multidesportivo fundado a 19 de Janeiro de 1921 na cidade dos bispos, a Norte de Lisboa. Os “Arsenalistas” como também são chamados, para além do futebol, se distingue em modalidades como o atletismo, natação, futsal, tae-kwondo e basquetebol, sendo o sexto grémio português com mais títulos de futebol (três). EM/MS