Uíge - O Santa Rita de Cássia assegurou, este sábado, na cidade do Uíge, a permanência no Campeonato Nacional da 1ª divisão "Girabola 2023/24", ao vencer o União de Malanje, por 1-0, em jogo da 30ª e última jornada da prova.
O desafio de aflitos, disputado no mítico relvado do estádio municipal 4 de Janeiro contou com um público considerável.
João Vala, médio do clube local, foi o marcador do único golo da partida, aos 36 minutos, que decidiu a permanência do conjunto local.
Com esta vitória, o Santa Rita de Cássia confirmou a sua permanência no escalão máximo do futebol angolano, totalizando 26 pontos, na 13ª posição, enquanto a equipa da União de Malanje, com 21 pontos, figura na 14ª colocação e carimbou o seu regresso a 2ª divisão.
A equipa forasteira assumiu as despesas do jogo, a circular bola e a impor o seu jogo, com o Santa Rita de Cássia mais cauteloso e a jogar no contra-ataque.
Elieve, avançado do conjunto de Malanje, teve a primeira oportunidade do jogo aos 18 minutos, quando se isolou, mas o guarda-redes da equipa católica levou a melhor.
Aos 28 minutos, Jorginho, avançado do Santa Rita de Cássia, ficou em boa posição à entrada da área de penalidade, mas rematou fraco para fora.
Seguiu-se depois o momento da tarde, quando estavam jogados 36 minutos. Saída de bola de forma controlada da turma local, que precisava de ganhar para garantir a manutenção, na sequência do lance, Mafuta pega a bola e lança João Vala, que conduziu o esférico até perto da meia-lua onde rematou forte para uma baliza deserta, levando o estádio municipal 4 de Janeiro a uma explosão de adrenalina e loucura.
Foi um momento inacreditável, digno de um filme protagonizado pelo médio de cobertura.
Até ao intervalo não se registou mais lances de perigo, mas com ligeiro ascendente para os malanjinos.
Tal como terminou a primeira parte, na segunda manteve-se com a União de Malanje a criar oportunidades, mas apenas através de remates de fora da área por intermédio de Osmane e Tsuba, mas o sector mais recuado do adversário conseguiu controlar.
Reacções
No final da partida, o presidente de direcção do Santa Rita de Cássia, Nzolani Pedro, que solicitou mais apoio aos empresários locais para se manter no convívio dos grandes, dedicou a permanência da sua formação na elite do futebol nacional ao governador do Uíge, José Carvalho da Rocha, pelo facto de apoiar constantemente o conjunto nos momentos difíceis.
Já o treinador do Clube Recreativo de Malanje, Manuel Martins “Bula”, que se rendeu aos factos, parabenizou o adversário pela permanência, apesar da luta demonstrada em campo diante de um Santa Rita que soube se defender mesmo com menos um jogador.
Fundado em 29 de Agosto de 2015, na cidade do Uíge, pelo seu presidente de direcção, Nzolani Pedro, o clube Santa Rita de Cássia assinala a sua 8ª presença no Campeonato Nacional da 1ª divisão, desde a estreia alcançada em 2017. JAR