Ondjiva - A massificação do futebol jovem e descoberta de novos talentos, apoio aos clubes, criação de infra-estruturas modernas e a formação de quadros a vários níveis constam do plano de acção para o quadriénio 2024/2028, do líder da lista C às eleições da Federação Angolana de Futebol (FAF), Artur de Almeida.
Falando na apresentação do seu programa ao eleitorado da província do Cunene, o candidato que concorre para a manutenção do cargo disse que o seu programa para o próximo mandato é de continuidade, com ambição de inovar e fortalecer cada vez mais o futebol nacional.
Para efeito, referiu que foram aprovados 26 eixos ligados à reorganização da FAF, que passam pela introdução do novo sistema de gestão para integração de todas áreas, cujo processo já teve início com a formação dos quadros.
Ressaltou ainda a formação dos clubes inscritos nas Associações Provinciais de Futebol (APF) e fomentar o futebol nas comunidades, para descoberta de novos talentos.
Acrescentou que a intenção é formação e apoio às camadas jovens (Sub 17 e Sub 20) com intuito de dinamizar e revitalizar o desporto a nível das comunidades, entrega de material desportivo para duas épocas, assim como o apoio financeiro para custear o pagamento do transporte e arbitragem.
Artur de Almeida anunciou um projecto de empoderamento das APF, através da aquisição de imóveis, reabilitação e apetrechamento dos órgãos com sedes próprias, de modo a assegurar melhores condições de trabalho de acordo com os actuais níveis de exigência.
Neste processo, indicou que foi adquirido o imóvel da APF Uíge, actualmente recuperada e totalmente equipada, assim como a APF Cunene cuja sede beneficiou de obras de reabilitação, aguardando apenas o seu apetrecho.
O candidato apontou a intenção da reformulação dos modelos competitivos, organização de campeonatos provinciais e nacionais, na qual estão a trabalhar com a CAF e o Ministério da Juventude e Desporto no sentido da sua efectivação o mais rápido possível.
Concorrem igualmente à Presidência da FAF, Norberto de Castro, pela lista A, e Alves Simões, lista B.
A eleição para a renovação de mandatos dos órgãos sociais da FAF está marcada para 30 de Novembro próximo.FI/LHE/MC