Saurimo - O campo de futebol, denominado “Santo António”, localizado no bairro com o mesmo nome, que está a ser reabilitado e ampliado, vai receber relva natural e aumentar a sua capacidade para albergar mais adeptos.
Construído na época colonial, o campo foi erguido numa área rectangular de nove mil 812 metros quadrados, com a capacidade apenas para acolher mil e 92 espectadores.
A informação foi avançada à imprensa, hoje, pelo director do Gabinete Provincial das Obras Públicas e Serviços Técnicos da Lunda Sul, Cláudio Pemessa, no final da visita que o governador, Daniel Neto, efectuou a referida obra, iniciada no passado mês de Setembro, com a duração de seis meses.
Disse que com a reestruturação do projecto, o campo deixará de ser comunitário e passará à municipal, com a capacidade para albergar quatro mil espectadores, contra os mil 312 previstos inicialmente.
Explicou que o projecto inicial era apenas para fazer benfeitorias nas bancadas, área de circulação, dispositivo de drenagem superficial, balneários, tribuna, guarita, área de jogo e continuar como campo pelado.
Avançou que o mesmo está a ser financiado no âmbito de um orçamento participativo entre o Governo da Lunda Sul e a empresa “SINOHYDRO”, inicialmente avaliado em kz 300 milhões, incluindo outras obras, mas, com a reestruturação do mesmo, o valor de certa forma poderá aumentar.
Por sua vez, o presidente da Associação Provincial de Futebol da Lunda Sul, Fernando Kalupeteca, mostrou-se satisfeito com a remodelação do reduto, pois que, o campo relvado vai concomitantemente facilitar os treinos das equipas federadas, bem como realizar campeonatos provinciais e nacionais.
Acrescentou que o mesmo vai incentivar a prática da modalidade, assim como permitir a criação de novas equipas e descobrir novos talentos.
Por seu turno, o director do gabinete provincial do Turismo, Cultura, Juventude e Desporto, Salvador Wanuque, disse que com este campo relvado vem de certa forma impulsionar a massificação da modalidade "rainha" na Lunda Sul, uma vez que dispõe apenas de um.
Já, Geremias Txiso, antigo jogador do Desportivo do Santo António, disse sentir-se satisfeito pela reabilitação e ampliação do campo, sobretudo pela relva que o mesmo vai beneficiar, com o fito de proporcionar maior dignidade aos praticantes de futebol.
O campo do Santo António já recebeu nos anos 70/80 jogos oficiais do Sassamba da Lunda Sul e Diabos de Ndalatando.
A cidade de Saurimo dispõe de um campo com relvado sintético, com capacidade para acolher sete mil 650 espectadores e conta com uma equipa na primeira divisão, Desportivo da Lunda Sul.