Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Associação de Xadrez de Cunene focada na formação dos atletas

     Desporto              
  • Cunene • Sexta, 30 Dezembro de 2022 | 11h39
Xadrezista, Renelsa António
Xadrezista, Renelsa António
José Cachiva

Ondjiva - A Associação Provincial de Xadrez no Cunene está focada na formação dos níveis dos atletas, para que estejam em altura de participar com êxito e vencerem as provas nacionais e internacionais em 2023.

A informação foi prestada hoje, sexta-feira, à ANGOP, pelo presidente da Associação Provincial da modalidade, Apolinário António, referindo que estão a trabalhar de forma intensa nos jogadores para obtenção de bons resultados nas provas da próxima temporada.

“A formação que tem sido aos sábado e domingo, devido às questões académicas, consiste em aumentar os níveis dos atletas, de maneira a terem sucesso nos campeonatos nacionais, africanos e mundiais”, disse.

Explicou que fruto desta intensa preparação, as perspectivas para 2023 é vencer o campeonato de xadrez nos escalões de (Sub- 8, 10 e 14), em masculinos e nos (Sub-10, 14 e 16 em femininos.

Recordou que este ano, Cunene teve poucas participações nas competições, mas dois atletas em feminino, marcaram presença no campeonato nacional, africano e nas olimpíadas.

Fez saber que a província conquistou o campeonato nacional de Juniores, disputado de 11 a 17 de Setembro, no Namibe, pela atleta Renelsa António e o segundo lugar ficou com a xadrezista Rosalina Mutumbulua.

Apolinário António disse que no próximo ano pretendem expandir a modalidade a nível dos municípios da Cahama, Ombadja e Cuvelai, com vista à promoção e incentivo ao jogo ciência.

Para tal, pediu a intervenção do Governo local e aos empresários, no sentido de prestarem maior apoio a Associação, para poder massificar e levar o nome do Xadrez angolano, a nível mundial.

A xadrezista Renelsa António, já participou em dois campeonatos africanos em juvenis, em 2018 e 2020, em que obteve o quarto e terceiro lugares, respectivamente.

A atleta foi, igualmente, campeã nacional em Sub-12 (em 2017), Sub-14 (2018 e 2019), campeã nacional de Sub-16 e terceira classificada do Campeonato Africano de Jovens (2020).

No seu curriculum desportivo consta ainda o título de vice-campeã nacional (2021), participação no Campeonato do Mundo, na Grécia (2018), e Olimpíadas da Índia este ano, onde disputou seis jogos, obtendo duas vitórias, dois empates e duas derrotas.

A Associação Provincial do Cunene controla 140  xadrezistas filiados.

 

 

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+