Luanda – A Associação Provincial de Atletismo de Luanda (APAL) anunciou o dia 22 deste mês como a nova data para a realização de eleições, em acto a ter lugar no anfiteatro do Estádio dos Coqueiros.
De acordo com um comunicado a que a ANGOP teve acesso, esta segunda-feira, a reunião, inicialmente marcada para o último dia 15, foi adiada por “força maior”.
Segundo um instrutivo da Direcção Nacional dos Desportos, as associações desportivas deverão realizar a renovação de mandatos, para o período 2024-28, até Junho próximo.
O órgão ministerial informou que devem votar no processo todos os associados que renovaram os mandatos nos seus órgãos sociais e participado nos dois últimos anos, sob orientação da referida associação, nas competições provinciais.
Com o auxílio dos seus estatutos, a APAL impõe restrição de acesso à reunião aos associados com quotas pagas até ao mês que antecede a realização da Assembleia.
Conforme a agenda, os filiados vão definir a massa votante, mas antes, a Assembleia vai deliberar sobre a aprovação dos relatórios de atividades e contas do exercício que termina.
Figuram entre os associados da APAL, o Petro de Luanda, Interclube, 1.º de Agosto, Escola Dibondo Abraão e a Academia José Camanga.
Pascoal Quitumba é o presidente cessante da organização que gere o atletismo na província de Luanda.
O atletismo consiste em provas de corridas (de curta, média e longa distância e de revezamento), saltos (em altura e distância) e arremessos (de dardos, pesos, discos de aço e martelos).
Este desporto é praticado por homens e mulheres e possui 42 especialidades, sendo 28 delas olímpicas.
IN/MC