Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Hendecacampeões africanos surpreendem na defesa -Júlio Viló

     Desporto              
  • Luanda • Sexta, 25 Agosto de 2023 | 16h49
Selecção de basquetebol consente derrota pesada
Selecção de basquetebol consente derrota pesada
Marcelino Camões-ANGOP

Luanda - A Selecção Nacional surpreendeu defensivamente, apesar da derrota ante a Itália, por 67-81, em jogo de estreia (grupo A) do Campeonato do Mundo de basquetebol, que decorre na Ásia.

A opinião é do analista para o basquetebol, Júlio Pinto "Viló", em declarações esta sexta-feira à ANGOP, em Luanda, reagindo o resultado negativo do combinado nacional frente aos transalpinos.

A fonte considera que Angola teve uma defesa surpreendente e agressiva neste jogo disputado no pavilhão de Manila (Filipina), sede do grupo A.

Para ele, a selecção cujos integrantes são maioritariamente jovens, esteve muito bem até o  terceiro período com uma defesa muito aguerrida, principalmente na zona interior em que conseguiu equilibrar os acontecimentos na quadra.

Júlio Viló referiu ser o basquetebol europeu muito forte ofensivamente, mas que o combinado nacional defendeu acima da média, impedindo o opositor de circular a bola.

Contudo, sublinhou que tal desempenho defensivo foi insuficiente no último quarto em que os hendecacampeões africanos permitiram desvantagem de mais de dez pontos, mantida até a final da contenda.

Em relação ao jogo ofensivo, referiu que Angola esteve menos bem, a excepção de Childe Dundão (19 pts) e Bruno Fernando (13 pts).

Recordou que a Itália está entre as 10 melhores do ranking FIBA, além de ter basquetebolistas com muita tarimba, como, por exemplo, o extremo do Milano, Nicolo Melli, indicadores que ditaram a sua superioridade.

Dado o desempenho de Angola nesta estreia, o especialista espera réplica diante da anfitriã Filipinas, no domingo, considerando serem oponentes do mesmo nível competitivo.

Por sua vez, o antigo poste da Selecção Nacional, Joaquim Gomes Kikas, disse ser um resultado (67-81) menos conseguido, ao contrário do que eram as expectativas.

Afirmou que o grupo teve um excelente início de jogo, entretanto, a fraca eficácia nos lances de longa distância e a limitação de Bruno Fernando, após cometer a terceira falta no 3º quarto, ditou a derrota.

Adiantou que diferente de outras edições, foi visível a boa defesa dos bases, citando como exemplo Childe Dundão, que além disso, segundo a fonte, conseguiu fazer penetrações decisivas que terminavam em pontos.

Em seu entender, se o ritmo se mantiver, Angola pode superar a anfitriã Filipinas no duelo de domingo (13h), no pavilhão Smarte Araneta Coliseum.

O evento, que termina em 10 de Serembro, decorre em três cidades (inédito): Filipinas, Japão e Indonésia.

No confronto de hoje, as equipas marcaram assim:

Angola - Childe Dundão (19), Bruno Fernando (13), Gelson Gonçalves (07), Jilson Bango (06), Gerson Domingos (04), António Monteiro (06), Silvio Sousa (04), Eduardo Francisco (03), Leonel Paulo (03), Keven Kokila (02), João Fernandes (00) e Dmitri Makonda (00).

Itália - Simone Fontecchio (19), Stefano Tonut (18), Giampaolo Ricci (12), Nicolo Melli(07),  Achille Polonara (07), Luigi Datome (04), Alessandro Pajola (04), Luca Severini (03), Marco Spissu (03), Gabriele Procida (02) e Matteo Spagnolo (00). JAD/MC

 

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+