Luanda - A Selecção Nacional de judo vai competir, de 24 a 27 deste mês, no Campeonato Africano da modalidade, no Cairo, Egipto, qualificativo para os Jogos Olímpicos de Paris2024, em França.
Num total de 14 judocas foram seleccionados para a equipa de Angola, que lutarão na competição continental, cujo objectivo é obter o passe para os Jogos Olímpicos e melhorar o terceiro lugar da edição de 2023, em Marrocos.
Em declarações à ANGOP, este sábado, em Luanda, o treinador da Selecção Nacional, Hélder Camindo, à margem do Open Internacional, que decorre na capital do país, afirmou que, nesta altura, está a trabalhar com nove atletas, que estiveram consigo no Brasil, num estágio pré-competitivo de três meses.
Acrescentou que os outros cinco, que faltam para completar o grupo, vão sair do Open internacional de Luanda, que termina no domingo.
O combinado nacional vai partir para o palco do Campeonato Africano, no dia 18, um pouco mais cedo, para adaptação dos atletas, uma vez que o grande objectivo é conquistar a prova.
Destacam-se no grupo, as judocas Maria Niangi, que está próxima de se qualificar para os Jogos Olímpicos, mercê da medalha de prata no Africano de 2023, em Marrocos.
No Campeonato Africano de 2022, Edmilson Pedro, da categoria de 66kg, Leonardo Barreiro, medalha de ouro dos Jogos Africanos (60kg) e Andresa António, medalha de bronze no Africano de 2023 (57kg). BSV/VAB