Cacuaco – A ministra da Educação, Luísa Grilo, pediu nesta sexta-feira, em Luanda, o envolvimento de todos na resolução de eventuais constrangimentos das instituições do ensino geral no país.
Em declarações à imprensa, à margem da cerimónia de lançamento de novos manuais de apoio “Amigos da Criança”, realizado no município de Cacuaco, Luísa Grilo considerou injusto atribuir somente aos profissionais da educação todos os elementos que concorrem para um ambiente estudantil saudável.
“As sociedades modernas procuram manter uma relação estreita entre as famílias, as comunidades e as escolas. Os três devem unir-se para que todos tenham um bom desempenho”, referiu.
Nesta senda, a ministra disse que as crianças devem entender que a escola pertence-as e, por isso, devem cuidar dela.
“Existe uma ideia errada que com investimentos e dinheiro, as coisas vão correr bem. Não é bem assim. É no cuidar e no preservar que tudo corre bem”, realçou.
Por seu turno, o representante do Fundo das Nações Unidas para a Criança (Unicef), Antero Pina, considerou o projecto manuais de apoio “Amigos da Criança” um marco importante do Ministério da Educação.
Para Antero Pina, o projecto é importante porque visa um ensino de qualidade, num ambiente seguro para todas as crianças.
O projecto manuais de apoio “Amigos da Criança” é uma iniciativa do Governo de Angola, em parceria com a Unicef. Existe desde 2013.
A cerimónia de apresentação de novos manuais contou com a presença de funcionários do Ministério da Educação, directores provinciais da educação, directores de escolas, professores e alunos.
No quadro do programa, este ano foram editadas cinco mil cópias. DIF/DJ/OHA