Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angola no africano de atletismo para a melhoria de marcas

     Desporto              
  • Luanda • Quinta, 20 Junho de 2024 | 17h57
António Teko integra selecção de atletismo para africano
António Teko integra selecção de atletismo para africano
Domingos Cardoso - ANGOP

Luanda - A Selecção Nacional de atletismo ambiciona melhorar as marcas individuais na 23.ª edição do Campeonato Africano de seniores, de ambos os sexos, de 21 a 26 deste mês, em Douala (Camarões).

A informação foi avançada esta quinta-feira à ANGOP, em Luanda, pelo seleccionador nacional, Fernando Capassa, acrescentando que também é objectivo de Angola ocupar lugares cimeiros.

Conforme a fonte, o velocista do Petro de Luanda, Marcos dos Santos, destaca-se como o melhor recordista angolano, ao atingir a marca dos 100 metros (10 segundos e 4 décimos) e nos 200 metros (20 segundos e 96 décimos), nos jogos africanos de Accra (Ghana´2024).

Com a marca de 21.15, registada no Campeonato do Mundo, disputado em Budapeste (Hungria´2022), Marcos dos Santos quebrou o recorde que durava 31 anos, estabelecido por Afonso Ferraz, em 1992, no mundial de Braga (Portugal).

O atleta que evolui no Bichos do Mato, António Teko, integrou o grupo dos convocados mercê das últimas provas provinciais e nacionais de atletismo a nível do país.

O fundista participou pela primeira vez nos jogos africanos de Accra (Ghana 2024), onde terminou na 16.ª posição em 45 corredores.

Participou, igualmente, na prova de pista dos 5000 metros, com o tempo de 14:54.61 segundos e os 10 mil metros, com o tempo de 30:56.45 segundos.

O treinador justificou que a viagem, inicialmente agendada para quarta-feira (19), foi adiada para esta quinta-feira (20).

Segundo a fonte da ANGOP, falhas técnicas, comunicação entre o banco e agência de viagem resultaram em atraso na entrega dos bilhetes.

Fazem parte da selecção nacional, Marcos dos Santos, António Teko, Arão Simão, Ruth Muata, Joana Haleca, Carolina Yondengue e Victória Cassinda. 

O Quénia é o detentor do título, conquistado na edição passada (2022), em Saint Pierre (Ilhas Maurícias). IN/MC

 



Tags


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+