Luanda- O 1º de Agosto, em masculino, e o Clube Náutico da Ilha de Luanda (CNIL), em femininos, conquistaram,respectivamente, este domingo, em Luanda, o Campeonato Nacional Absoluto, terminado na piscina do Alvalade.
Os masculinos do clube “militar” sagraram-se campeões com 31509 pontos, superando o Clube Náutico da Ilha de Luanda (CNIL), segundo com 15 247 pontos, e o Clube Barracudas de Luanda (CBL), terceiro, com 1034 pts.
Num total de cinco formações concorrentes, o Onda Sport Clube assegurou o quarto posto ao totalizar 1740 pts, enquanto o Clube Naval de Luanda quedou-se em quinto e último lugar, com 1 705 pts.
Em femininos, a prova, que iniciou na quinta feira, foi dominada pelo CNIL, com 22 848 pts. O clube “militar” terminou em segundo lugar, com 16 991 pts, seguido pelo Onda Sport Clube, em terceiro, com 1401 pts.
Em jeito de balanço da temporada, o treinador do Clube Náutico, Carlos Alberto, considerou positiva, pois mesmo tendo em muitas fases número de atletas reduzidos, por razões diversas, conseguiu manter a hegemonia no sector feminino.
Defendeu a inclusão de ideias de marketing para divulgar mais a modalidade, visando o aumento da visibilidade deste desportos, bem como para o fomento e massificação interna.
Por sua vez, o presidente do Onda Sport Clube, Luís Costa, destacou o crescimento do seu plantel, por conseguir manter o terceiro lugar a nível nacional.
Luís Costa apontou, igualmente, a necessidade de se alterar o regulamento de transferência de atletas, que tem sido uma situação que afecta directamenta a sua equipa.
Tratou-se da última competição da época desportiva, devendo a próxima temporada arrancar em Setembro. JAD/MC